Estudante de Medicina é eleito coordenador da IFMSA Brazil
William Cazarini Ito acaba de assumir o cargo na regional paulista da instituição em conjunto com estudante de uma universidade particular de Bauru
Foto: Cedida
William em apresentação da IFMSA Brazil na Semana Acadêmica de 2019
A Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA) é uma organização brasileira de acadêmicos de medicina que trabalha com representatividade estudantil. Nesta gestão, o aluno do 9º termo do curso de Medicina da Unoeste William Cazarini Ito acaba de assumir o cargo de coordenador regional paulista da instituição em conjunto com Stephanie de Sousa, estudante de uma universidade particular de Bauru.
A Federação é dividida em nove regionais e conta com mais de 7,5 mil filiados distribuídos em 193 comitês locais no Brasil, sendo que 41 deles pertencem à regional paulista, na qual a Unoeste também está inserida. A entidade é a maior organização estudantil do mundo, composta por mais de 1,3 milhão de acadêmicos de medicina em mais de 130 países.
De acordo com William, a federação faz uso de posicionamentos públicos e atividades como palestras, projetos, campanhas, workshops, jornadas, congressos, entre outras ações tendo como base quatro eixos: educação médica, saúde pública, direitos humanos e paz, saúde e direitos reprodutivos e sexuais incluindo HIV e Aids. “Além disso, a instituição promove intercâmbios nacionais e internacionais em áreas clínico-cirúrgicas e em pesquisa aos acadêmicos filiados interessados”, explica.
O estudante conta que seu interesse na candidatura surgiu devido a seu histórico na instituição desde a fundação do Comitê Local Unoeste, em 2017, ano em que esteve na 52ª Assembleia Geral da IFMSA Brazil em Mogi das Cruzes (SP) para defender a fundação mediante membros de diversas faculdades filiadas. “A partir desse evento, que considero ter sido minha melhor experiência durante toda a faculdade, me apaixonei pela federação e nossa equipe local deu andamento aos trabalhos na faculdade. Com o passar do tempo, o meu amor por tudo isso apenas cresceu e acabei por buscar me aprofundar um pouco mais na IFMSA Brazil. Algum tempo depois, me tornei coordenador nacional dos programas de Sistemas de Educação Médica e Construção do Currículo e Carreira Médica no ano de 2020. Esse conjunto todo me estimulou a buscar me dedicar ainda mais para a instituição após muitas vivências gratificantes”, revela.
Sobre seu trabalho a partir desta gestão, o estudante salienta que será de forma ativa de maneira integral, respeitando sempre os cronogramas das faculdades. “Entre as nossas metas de trabalho estão estimular a fundação de novos comitês locais em faculdades de medicina no país, ampliar a representatividade estudantil da instituição regionalmente e gerar maior integração entre comitês locais no Estado de São Paulo. Pretendemos também desenvolver um maior contato e parcerias com entidades como o Cremesp e a Abem, além de estimular atividades multicêntricas dentro da regional. Temos ainda o intuito de promover sessões e capacitações no eixo científico para o desenvolvimento da publicação científica dos filiados, auxiliar administrativamente os comitês locais para a solução das demandas e eventuais intercorrências, entre outras ações”, diz.
A gestão de William tem duração anual e iniciou em 1º de dezembro. Para ele, a participação de acadêmicos do curso de Medicina da Unoeste em cargos de representação nacional são de extrema importância para a universidade, visto que essa inserção fortalece o vínculo com outras instituições, criando um canal de comunicação mais próximo. “Isso demonstra o potencial dos alunos da Unoeste de se engajarem em entidades acadêmicas e desempenharem um excelente trabalho, o que fortalece também a formação extracurricular com o desenvolvimento de diversas habilidades adicionais”, fala.
Comitê Local Unoeste
Como informado anteriormente, o Comitê Local Unoeste foi fundado em 2017 e atualmente conta com 92 filiados. Atualmente há uma gestão de 10 pessoas ocupando cargos administrativos locais, além de membros ativos que realizam atividades dentro dos temas da IFMSA Brazil. Foram realizadas cerca de 30 atividades por parte do comitê local no ano de 2020, a maioria de forma on-line devido à pandemia, com estimativa de 90 participantes por atividade. “Atualmente desenvolvemos os processos burocráticos em busca de possibilitar o intercâmbio por parte dos nossos acadêmicos”, informa William.
Mais informações através do Instagram oficial do comitê: @ifmsabrazil_unoeste.