09/05/2022

Estrutura tecnológica auxilia no ensino do Direito Unoeste

Alunos do 2º termo do curso participaram de game para fixar conteúdo teórico

Atividade foi realizada na Sala Betha, ambiente totalmente tecnológico (Foto: João Paulo Barbosa)

 

Presente no dia a dia das pessoas, seja para trabalho ou entretenimento, a tecnologia também é utilizada como um importante recurso no processo de ensino. É por isso que a Unoeste, a 2ª melhor universidade particular do estado de São Paulo, proporciona um ambiente tecnológico e inovador para atividades práticas que unem aprendizado e diversão: a Sala Betha. Na noite da última sexta-feira (6), os alunos do 2º termo do curso de Direito participaram de uma competição no local, para fixar o conteúdo teórico sobre prescrição e decadência no âmbito civil.

Divididos em cinco grupos, os alunos participaram de um Quiz, estilo ‘jogo do milhão’. Os alunos Gabriel Henrique de Lima, Lucas Ademilson Camargo e Ítalo Gustavo Alves dos Santos classificam a atividade como uma oportunidade de entender melhor o conteúdo. “Agrega muito, estamos em um mundo virtual e precisamos acompanhar os avanços que surgem diariamente, portanto, fazer o uso desse meio nos ajuda a fixar o conteúdo de uma forma bem mais dinâmica”, fala Gabriel.

Ítalo compartilha do pensamento do colega e afirma que o momento foi dinâmico e criativo. “Essas ações proporcionam que os alunos entendam a matéria de uma maneira bem diversificada”.  Para Lucas, além de trabalhar o conteúdo também prepara o aluno para as relações pessoais. “Em relação ao quiz ela pressiona o grupo a pensar rápido, mas isso faz com que a gente trabalhe em equipe, o que é importante e pode ajudar no futuro profissional”.

A professora Francislaine de Almeida Coimbra Strasser, responsável pela disciplina, explica que a atividade prática buscou trabalhar o conteúdo já discutido em sala de uma forma que otimizasse a fixação. “A intenção é utilizar recursos lúdicos para auxiliar no ensino de uma matéria que é de extrema importância e por meio do jogo virtual, fazer com que os alunos pensem e recordem o que aprenderam. Vejo a atividade como muito importante para que os alunos se destaquem no mercado de trabalho. Além disso, as atividades práticas, sejam elas de gamificação ou até mesmo as audiências simuladas e análises de casos práticos, ajudam no ensino”.

A docente salienta que o mercado de trabalho é altamente competitivo e utilizar os recursos tecnológicos contribui na formação acadêmica. “É isso que estamos fazendo aqui na Sala Betha, o ambiente é de pura tecnologia e é utilizado para proporcionar ao aluno um ensino dinâmico e de qualidade. A docente destaca ainda que a universidade oferece suporte para explorar a tecnologia em favor da educação. “A Unoeste é fantástica! Para nós, professores, é muito prazeroso, muito gratificante integrar uma universidade que oferece toda essa qualidade”.

Vestibular Unoeste

Que tal ser aluno do curso de Direito Unoeste e também aprender a partir de atividades como essa, de gamificação? As inscrições para os processos seletivos estão abertas neste link. Confira as oportunidades de ingresso e seja aluno da 2ª melhor universidade do estado de São Paulo.


Legenda: Atividade foi realizada na Sala Betha, ambiente totalmente tecnológico
Créditos: João Paulo Barbosa
Legenda: Alunos do 2º termo do curso de Direito durante atividade
Créditos: João Paulo Barbosa