04/11/2020

Escola de Comunicação da Unoeste oferta cinco cursos na área

Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Fotografia, Produção Multimídia e Marketing Digital fazem parte do novo formato de ensino mais voltado ao mercado

Foto: Arquivo Unoeste

Estrutura com laboratórios modernos na área é um dos grandes diferenciais da Escola de Comunicação

 

Com o objetivo de oferecer um ensino dinâmico e mais voltado ao mercado atual, a Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente (Facopp) se transforma  através de uma nova proposta em Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste. Além dos tradicionais cursos de bacharelado em Jornalismo e Publicidade e Propaganda e do superior de tecnologia em Fotografia, a escola oferece os cursos de Produção Multimídia e Marketing Digital.

O termo “Escola de Comunicação” traz todo o potencial que a universidade tem na área como especialista em comunicação e oferece todos os cursos e bagagens necessárias aos que ingressam nas graduações com o intuito de estarem mais preparados para o mercado de trabalho. O formato escola traz ainda uma maior integração das áreas, pois as matrizes curriculares foram transformadas de maneira que houvesse um tronco comum entre os cinco cursos oferecidos. Dessa forma, todos eles terão obrigatoriamente o 1º ano em comum, sendo os 1º e 2º termos. Porém, Jornalismo e Publicidade vão além e continuam integrados por mais seis meses, ou seja, até o 3º termo.

Dra. Larissa Crepaldi Trindade, uma das coordenadoras da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste, explica que um dos diferenciais é exatamente possibilitar aos estudantes a integração entre esses cinco cursos que estão completamente atualizados e bastante focados no mercado digital. “Depois do tronco comum, cada um caminha para seu curso de origem, porém, com a possibilidade de em pouco tempo poder fazer o aproveitamento de outras graduações, obter outros diplomas, outras capacitações e competências. Fora isso, a Escola de Comunicação visa uma aproximação com o mercado de trabalho como os veículos e agências de comunicação, por exemplo, promovendo cursos constantes de atualização, visto que cada termo é focado em uma área específica. A ideia é dar um aprofundamento muito maior de conteúdo em cada semestre dos cursos dessa escola”, explica.

A professora Carolina Costa Mancuzo, que coordena a escola em conjunto com Larissa, revela que a Comunicação na Unoeste já tem 25 anos de existência e que já se tornou referência na área. “Assim, nada mais justo do que transformar nosso espaço em uma Escola de Comunicação. Afinal, vivemos a era da comunicação e da digitalização e aqui o estudante terá a oportunidade de vivenciar em profundidade esse universo, além de ter mais de uma formação na área, tornando-se assim um especialista”, diz.

Se você tem interesse em conhecer mais sobre a Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste acesse a página de cada um dos cursos: Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Fotografia, Produção Multimídia e Marketing Digital.

Termos livres

A Escola de Comunicação traz outro diferencial para os interessados em se especializar na área: os termos livres. Juntamente com as unidades de aprendizagem por termos, agora é possível oferecer à comunidade a possibilidade de ingresso em termos específicos de acordo com a aptidão do candidato. Ou seja, a opção termo livre permite que estudantes do ensino médio que queiram desenvolver alguma competência específica na área de comunicação ingresse em algum termo dos cinco cursos oferecidos.

A possibilidade do termo livre também favorece a aproximação da escola com as empresas, pois abre a opção para que os colaboradores se atualizem de acordo com a área escolhida.

A coordenação da Escola de Comunicação explica que “essa proposta vem ao encontro dos estudos que envolvem a tendência na educação, adquirir ou atualizar competências e habilidades em curto espaço de tempo em consonância com a realidade da internet, onde se compram cursos rápidos para aprender e desenvolver temas específicos”.

Cursos Flexíveis

Mais uma grande novidade e diferencial da nova Escola de Comunicação é o fato de todos os cursos serem flexíveis, ou seja, eles terão 60% das aulas realizadas de maneira presencial e 40% remotamente, possibilitando ao aluno estudar de onde ele quiser e através do dispositivo que preferir.

Concursos de Bolsas

Os cursos da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais estão sendo oferecidos pelo Concurso de Bolsas da Unoeste no Vestibular 2021. Os candidatos, através da prova presencial marcada para o dia 22 de novembro, terão a oportunidade de concorrer a 5 mil bolsas de estudo de até 80%. A taxa de inscrição é de apenas R$30 até 17 do mesmo mês. Mais informações através do edital do concurso, no site do vestibular. 

Outras possibilidades de ingresso

Além do concurso de bolsas, é possível ingressar na Escola de Comunicação da Unoeste por meio da nota do Enem. Para os interessados, serão consideradas as notas do exame realizado a partir de 2013. A inscrição também já pode ser feita pelo site e o matriculado será beneficiado com bolsa de estudo de 20% para os cursos de licenciatura e 15% para bacharelados e superiores de tecnologia.

Outra alternativa para ingressar na Unoeste é o processo seletivo para portadores de diploma de curso superior. Neste caso, a inscrição deverá ser feita na secretaria da universidade, localizada no campus 1, na rua José Bongiovani, nº 700, Cidade Universitária, em Presidente Prudente. Os inscritos serão informados sobre o resultado através da própria secretaria. Mais informações pelo e-mail secretaria@unoeste.br ou pelo telefone (18) 3229-1020. 


Legenda: Estrutura com laboratórios modernos na área é um dos grandes diferenciais da Escola de Comunicação
Créditos: Arquivo Unoeste
Legenda: Curso superior de tecnologia em Fotografia é uma das graduações ofertadas pela universidade
Créditos: Marlene Reverte
Legenda: Laboratório de Rádio possibilita estudo prático na área aos acadêmicos
Créditos: Arquivo Unoeste