ERRATA: Mutirão de oftalmologia atende crianças da cidade de Nantes
Conforme a Liga da Faculdade de Medicina da Unoeste em Prudente foram 30 atendimentos e 12 precisão usar óculos
Aplicação de colírio por estudante de Medicina durante a triagem (Foto: Homéro Ferreira)
Em ação da Liga de Oftalmologia da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp/Unoeste) foram atendidas 30 crianças da cidade de Nantes, das quais 12 precisão usar óculos. Os serviços foram prestados nos dois últimos sábados, 6 e 13 deste mês, no Ambulatório Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima, em Presidente Prudente. A organização foi feita pelo Dr. Fernando Antônio Mourão Valejo junto com a Liga presidida por Joy Erin Christie Kitamura; a triagem por estudantes de Medicina; e o atendimento pelo Dr. Filipe Ozio, médico residente.
A ação resultou de convênio da Prefeitura de Nantes com a Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), mantenedora da Unoeste. Documento assinado no dia 15 de abril pelo prefeito Marllon Jaffer e o pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi, representando o diretor geral da Apec/Unoeste Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima. O ato de assinatura foi acompanhado pela secretária municipal de Saúde, Renata Bezerra Pereira, quando da realização do Programa Unoeste Transforma em Nantes.
A articulação da ação envolveu a coordenadora de ações extensivas gerais da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), Cidinha Martines; e a parte operacional com o enfermeiro responsável pelo Laboratório, Bruno Soto. Nos serviços do último sábado estiveram envolvidos a diretora de extensão e atividade cientifica da Liga, Gabriela Soares Gonçalves, os membros Luiza Carvalho Sagrado, Fernanda Cristina Carneiro, Paschoal José Grilo Raphael, Danilo Bernal Furuhashi, Fernanda Cristina Carneiro, Lucca Bernal Vieira e Alexandre Mizutani Mori; e o convidado Vinicius Silveira Sávio.
Pelo convênio de cooperação técnica o prefeito Marllon Jeffer assumiu o compromisso de doação de óculos para as crianças no prazo máximo de 60 dias após o atendimento oftalmológico em Prudente. Portanto, até o dia 13 de julho. Quando do Unoeste Transforma em Nantes foram prestados 822 atendimentos de prevenção à saúde e outros serviços, incluindo os de urologia, especialidade em que foi zerada a fila e que contou com a contribuição voluntária do médico Dr. Enio Perrone, de Presidente Prudente. Agora, a fila de oftalmologia praticamente foi zerada. Só não foi pela desistência de dois agendamentos.
Utilização de equipamento para exames em alta resolução (Foto: Homéro Ferreira)