ERRATA: Hotel de Projetos Inovadores abre oportunidades de mercado
Estudantes podem transformar projetos integradores ou de conclusão de curso em negócio para empreender
Foto: Reprodução
Rogério, Bruno e Nancy ao falar sobre o compromisso da Unoeste com a formação empreendedora
A Fundação Inova Prudente promove o lançamento do Hotel de Projetos Inovadores envolvendo parceiros, programa voltado para abrigar ideias para serem validadas e transformadas em negócios. Uma oportunidade de mercado para estudantes universitários concluintes, mediante o aproveitamento de projetos integradores ou de conclusão de curso a serem moldados como modelo para empreender. Egressos de cursos superiores também são contemplados.
A apresentação do programa ocorreu na manhã desta quarta-feira (7) com a Unoeste representada pela diretora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, professora Nancy Okada, que falou do propósito da universidade em promover a formação empreendedora. Ao citar a constante promoção de inovação, Nancy comentou que a recém criada Business School Unoeste (BSU) tem a sua atuação voltada para aproximar os estudantes do mercado de trabalho.
“Estamos fazendo várias parcerias com empresas e instituições fornecendo aos estudantes uma formação mais prática”, disse a diretora sobre a BSU e citando os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Recursos Humanos, Gestão Comercial, Agronegócio e Marketing, nos quais atua diretamente. Para Nancy, o Hotel de Projetos Inovadores acontece em momento oportuno para os estudantes colocarem suas ideias em prática, recebendo apoio para isso.
As relações já existentes com a Fundação Inova e com a Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp) foram mencionadas por Nancy como importantes para abrigar o estudante e quem tem formação em nível superior, validando seus projetos. O programa lançado agora é para projetos que estão na fase de ideia, amparados por fundamentação metodológica, mas que precisam ser lapidados para que possam gerar monetização, ser incubado e acelerado.
Inicialmente on-line e presencialmente quando for possível, a ajuda aos hospedados será com mentoria, palestras, workshops e suporte para ajudar na validação da ideia; além de ter um orientador para assessoria em pesquisa, a ser contemplado com bolsa auxílio de R$ 800,00. As inscrições podem ser individual, em dupla ou equipe de alunos de vários cursos ou profissionais com diferentes formações. Os projetos terão pertencimento exclusivo de seus idealizadores.
A live de lançamento, com transmissão pelo canal da Fundação no YouTube, foi conduzida pelo secretário municipal de tecnologia, Rogério Alessi, junto com o diretor-presidente da Inova, Bruno Garcia Carnelóss. Participaram vários convidados em sistema de bate-papo. O programa Hotel de Projeto Inovadores é regido por decreto disponibilizado no site da Fundação Inova. Na primeira etapa serão selecionados 20 projetos que devem apresentar o problema, a solução, a oportunidade, o diferencial de mercado e a vantagem competitiva. Inscrições de 15 a 30 deste mês.