07/04/2021

Enfermagem obstétrica tem demanda crescente nas maternidades

Esta especialização e a de Perícia Forense estão com inscrições abertas, assim como o aperfeiçoamento em ABA

Pós em Enfermagem Obstétrica, oferecida pela Unoeste, está com inscrições abertas para a 22ª turma (Foto: Divulgação)

Fundamental no cenário do parto humanizado, a enfermagem obstétrica consiste em especialização com demanda cada vez maior nas maternidades brasileiras, públicas e privadas. A Unoeste proporciona ao profissional enfermeiro, com formação reconhecida pelo Ministério da Educação, a condição de se tornar especialista. O curso conduzido por profissionais de alto nível e ricas vivências está com inscrições abertas para a turma 22, podendo ser feitas, coincidentemente, até o dia 22 deste mês.

A responsável pela especialização em Enfermagem Obstétrica, professora mestre Jane Moura Sheneviz, afirma que tem sido bem alta a procura por esta pós-graduação e oferece dados do panorama nacional e internacional de valorização do profissional habilitado e qualificado para garantir maior segurança e mais conforto à parturiente, em especial no parto natural. Na condição de especialista egressa da Unoeste, a enfermeira Maria Fernanda Prates Nogueira conta sobre os excelentes resultados que alcançou.

Com uma visão global e destacando a importância deste segmento, Jane usa dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), agência especializada em saúde pública e subordinada à Organização das Nações Unidas (ONU), apontando que o índice aceitável de cesáreas é de 15%, sendo que no Brasil chega a 55%, enquanto que nos Estados Unidos são 32,8% e na Europa 25%. Portanto, os partos cirúrgicos são vistos pela organização como uma epidemia, exatamente pela ampla abrangência geográfica.

Grande oportunidade

“Quando realizadas por motivos médicos, as cesarianas podem reduzir a mortalidade e morbidade materna e perinatal. Porém, não existem evidências de que as cesáreas sejam minimamente benéficas quando mulheres ou bebês não enfrentam problemas importantes”, comenta para dizer que em função destes dados cada vez mais os profissionais enfermeiros buscam se especializar em enfermagem obstétrica; formação em nível de pós que permite atuar no acompanhamento da gestação como um todo.

Esse todo compreende desde o pré-natal até o parto normal sem complicações e também durante o puerpério (pós parto), “auxiliando as mulheres a darem à luz aos seus filhos com o mínimo de medicalização, da forma mais natural possível, que somente vêm fortalecer a saúde do recém-nascido”, explica Jane. Ressalta ainda que as maternidades em geral têm procurado a contratação desses profissionais, por perceberam que, além de melhorar o nível de assistência, conseguem reduzir custos e complicações.

Sobre a pós em Enfermagem Obstétrica, que ocorre em 20 meses e está entre vários cursos de saúde e de outras áreas do conhecimento ofertados junto à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste, Jane comenta que os egressos mantêm constante comunicação com os demais participantes, mostrando satisfação com a conclusão e tendo conseguido colocação em maternidades públicas (através de concursos) e privadas; valorizados pela dedicação e resolutividade nos casos em que atuam.

A melhor decisão

Maria Fernanda confirma o que diz sua ex-professora. Natural de Valparaíso, na região de Araçatuba, e formada em Avaré, mudou-se para Presidente Prudente por conta do trabalho do marido Danilo Carlinho de Oliveira, que atua no setor industrial sucroalcooleiro. Três foram as motivações para fazer a especialização. Uma, para melhorar as oportunidades de emprego. Outra, por incentivo do marido. Por fim e o principal, por ter tomado conhecimento que a Unoeste oferece a especialização que sempre foi o seu sonho, desde a graduação.

Devido à qualidade do curso e o seu bom desempenho, teve a oportunidade de uma vaga no Centro Obstétrico do Hospital Regional Domingos Leonardo Cerávolo, estimulada pelas professoras Jane e Daniela Primolan de Rezende.  Enviou o currículo, fez a prova e a entrevista, passou, foi contratada e há cinco anos exerce sua profissão com bom desempenho, no centro coordenado por Daniela que também é enfermeira do hospital parceiro da Unoeste e que atende 100% SUS – Sistema Único de Saúde.

“A pós-graduação agregou valor à minha vida, inclusive me dando a chance de conseguir emprego, sendo que eu poderia estar fora até agora. A especialização em enfermagem obstetra me deu o diferencial de entrar numa área que é tão específica, tendo sido o estopim da minha carreira profissional. Cheguei ao hospital preparada, pelos conteúdos de sala de aula e os estágios em hospitais. Fazer esta pós foi a melhor decisão profissional da minha vida e recomendo aos colegas da área”, pontua.

Perícia Forense

Dentre os cursos de pós da área da saúde e biológicas ofertados pela Unoeste, a especialização em Perícia Forense está com inscrições abertas até o dia 10 deste mês. Curso que entra na 19ª turma e tem como responsável a professora Célia dos Santos Silva, também coordenadora pedagógica da pós-graduação lato sensu. A duração é de 20 meses com abertura multiprofissional e podem se inscrever profissionais com formação em nível superior, interessados em exercer atividades em perícia criminal.

Espectro Autista

Outro curso da área de saúde e prestes a ter início é o Aperfeiçoamento em ABA aplicado no Transtorno do Espectro Autista, com duração de nove meses e aulas a partir do dia 15 deste mês. Um curso que se justifica pelo aumento da demanda de atendimento especializado à população portadora dessa síndrome comportamental, admitida em escolas regulares e que requer o suporte de profissionais especializados; bem como os professores que lidam com esses alunos no ensino fundamental e médio. O curso tem como professoras responsáveis Zilda Rodrigues Nogueira e Karine Amaral Magalhães.

Serviço

Informações e inscrições no site da Unoeste.


Legenda: Maria Fernanda: oportunidade de emprego e diferencial na carreira
Créditos: Cedida
Legenda: Pós em Enfermagem Obstétrica, oferecida pela Unoeste, está com inscrições abertas para a 22ª turma
Créditos: Divulgação