19/11/2021

Enfermagem da Unoeste leva educação em saúde à comunidade

Ação faz parte do Projeto Integrador que visa aproximar os estudantes e a população por meio das atividades práticas de promoção à saúde

Estudantes do 2º termo da Enfermagem Jaú realizaram ações de educação em saúde junto à comunidade (Foto: Cedida)

 

Na última semana os alunos do curso de Enfermagem Jaú da Unoeste realizaram ações de educação em saúde junto à comunidade. Os futuros enfermeiros abordaram temas como a saúde do homem, higiene corporal e oral, além de terem ensinado crianças de forma lúdica a maneira correta de higienizar as mãos. As atividades fazem parte da grade curricular da graduação, que tem como uma de suas disciplinas o Projeto Integrador, que além da educação em saúde, visa aproximar os estudantes e a população por meio das atividades práticas de promoção à saúde.

De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem, Dra. Amanda Creste Martins da Costa Ribeiro Risso, o objetivo da disciplina é trabalhar os elementos das práticas pedagógicas na área da saúde, numa perspectiva técnico/pedagógica, visando contribuir para a promoção de circunstâncias em que oriente e ensine ao indivíduo, família e da comunidade, meios para a promoção e manutenção da saúde.

“A intenção é proporcionar subsídios para que os estudantes reflitam sobre as diferentes concepções de educação e qual a responsabilidade do profissional de saúde frente ao processo de educação da população. E por meio de um raciocínio crítico, eles sejam capazes de desenvolver estratégias e elaborar ações educativas para a comunidade frente aos problemas levantados”, explica.

A coordenadora acrescenta que os alunos têm superado as expectativas. “Nossa primeira turma, logo de cara, entendeu perfeitamente a essência do Projeto Integrador. Eles têm feito lindos trabalhos junto à comunidade, o que nos dá uma satisfação imensa tanto como educadores quanto como universidade, pois nos mostra que estamos no caminho certo para formar excelentes profissionais”, destaca.

O estudante do 2º termo da Enfermagem Rodrigo Neves Joaquim, 26, conta que sua a primeira atividade do Projeto Integrador foi realizada em grupo na Comunidade Cristã Kairós em Jaú. Na ocasião, os alunos explanaram sobre o tema da saúde do homem. “Pensamos em muitos temas pelo quais já tínhamos cursado nas disciplinas anteriores e chegamos ao objetivo do novembro azul que é relacionado ao câncer de próstata. Porém, o maior índice de óbitos da população masculina era por fatores externos e posteriormente sobre o câncer. Pensando nisso, elaboramos uma apresentação temática sobre a saúde do homem como um todo e enfatizamos sobre o câncer de próstata”, explica.

Rodrigo menciona que realizar a ação foi muito desafiador, porém muito gratificante. “No dia da apresentação foi maravilhoso, todos os homens tiraram suas dúvidas e, além disso, nós conseguimos parceria com uma clínica de urologia que deu quase 50% de desconto em consultas particulares para a prevenção da saúde do homem e do câncer de próstata. Hoje, me sinto motivado e muito mais empolgado em desenvolver e aplicar a educação em saúde, pois sentimos na pele a necessidade de esclarecimento da população em relação à própria saúde”, afirma.

A acadêmica do 2º termo da Enfermagem Gabriela Bissoli Marostica, 18, relata que a ação do seu grupo aconteceu na escola de educação especial Andorinha de Barra Bonita. Ela comenta que foi maravilhoso poder levar orientação aos alunos especiais de forma lúdica. “A ação foi muito legal, nós estávamos muito apreensivas, mas felizmente deu tudo muito certo conforme planejamos. Os alunos adoraram e nós amamos esse primeiro contato mais direto com o público, de poder apresentar e interagir com as pessoas, com certeza voltaremos lá em breve”, finaliza a futura enfermeira.

Estudantes do 2º termo da Enfermagem Jaú realizaram ações de educação em saúde junto à comunidade (Foto: Cedida)


Legenda: Estudantes do 2º termo da Enfermagem Jaú realizaram ações de educação em saúde junto à comunidade
Créditos: Cedida
Legenda: Estudantes do 2º termo da Enfermagem Jaú realizaram ações de educação em saúde junto à comunidade
Créditos: Cedida