26/03/2021

Enfermagem atua na vacinação contra a Covid-19

Acadêmicos e professores da graduação contribuem com a aplicação das doses que já foram realizadas em vários lugares e diferentes públicos

Cursos de Design da Unoeste preparam profissionais para rápido ingresso no mercado de trabalho (Crédito: Cedida)

 

O enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus exige a união de esforços em várias frentes; uma delas é a vacinação. De acordo com a última atualização da Secretaria de Estado da Saúde, em Presidente Prudente já foram aplicadas mais de 36 mil doses. Essa campanha de vacinação, que teve início em janeiro, conta com o apoio do curso de Enfermagem da Unoeste.

As professoras Diane de Vasconcelos Barrionuevo e Daniela Garcia Damasceno atuam com a atenção básica e são as responsáveis pela participação da graduação na iniciativa.  “Um dos pilares da universidade é melhorar a qualidade de vida da população onde ela está inserida. Dessa forma, acreditamos que essa parceria com Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) do município é uma via de mão dupla que beneficia alunos e a comunidade”, explica Diane.

Segundo ela, participam acadêmicos dos últimos termos e tanto os estudantes, quanto os professores envolvidos são voluntários. “Nossos estudantes contribuíram com a aplicação das doses em casas de repouso, em instituições de longa permanência e no drive-thru. Eles também ajudaram na vacinação dos profissionais da saúde feita no Ambulatório da Unoeste Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima, que também teve o apoio do técnico em Enfermagem. E, atualmente, a participação é nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs)”.

A professora Diane destaca que os estudantes têm a oportunidade de aprender in loco sobre a vacinação e o gerenciamento das ações envolvidas nela. “Um dos nossos focos é a gestão em enfermagem. Dessa forma, essas vivências destacam a questão do gerenciamento, não só aspectos epidemiológicos, mas também da prática em si. Em outras palavras, os futuros enfermeiros visualizam como se gerencia e organiza uma campanha de vacinação, sem falar do cuidado coletivo que é uma habilidade muito importante para eles”.

Gabriela da Silva Garcia, 23, cursa o 7º termo de Enfermagem e é de Presidente Epitácio (SP). “Teremos um papel muito importante no cuidado integral do paciente e justamente essa arte de cuidar e ajudar quem precisa tornou a enfermagem a escolha perfeita para a minha vida”. Há mais de um mês como voluntária nas vacinações, revela que o momento atual precisa da união de esforços no combate à Covid-19. “Mais do que contribuir com o meu currículo, tenho um importante contato com a comunidade de várias faixas etárias, além de trocar experiências com profissionais da saúde que mais do que informação técnica, me passam conhecimento de vida”, conclui.


Legenda: “Futuros enfermeiros visualizam como se gerencia e organiza uma campanha de vacinação, sem falar do cuidado coletivo”, diz Diane
Créditos: Cedida