11/10/2022

Enepe começará dia 17 e as inscrições estão na reta final

Prazo vai até o dia de abertura e já são mais de 2,8 mil inscritos de 16 estados e do Distrito Federal

Enepe de 2019: o último com atividades presenciais; o que volta acontecer agora em 2022 (Foto: Arquivo)

A 27ª edição do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe) será realiza na próxima semana, com abertura na noite de segunda-feira (17). Portanto, as inscrições entram na reta final e podem ser feitas até esta data. Já são mais de 2,8 mil inscritos de 16 estados das regiões norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul do Brasil. O megaevento realizado pela Unoeste traz neste ano o tema “Ciência, Consciência e Humanização”, com programação vasta até sexta-feira (21). As atividades do evento, que foram suspensas em 2020 e 2021 por causa da pandemia, voltam a acontecer de forma presencial.

O Enepe 2022 é constituído do 27º Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica (Enapi), 20º Encontro Anual de Extensão (Enaext) e 19º Encontro Anual de Ensino Superior (Enaens) programados de forma a integrar os campi da Unoeste em Presidente Prudente, Jaú e Guarujá, mediante as modalidades presencial e on-lineusando ferramentas digitais e o canal da universidade no YouTube.

A conferência de abertura, com o mesmo tema geral, será com a presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Marilia Helena Guimarães de Castro, às 19h30 da segunda-feira, no Teatro César Cava, no campus I em Presidente Prudente. As apresentações orais terão início na tarde deste mesmo dia, a partir das 16h30, sendo presencial em diferentes salas e blocos do campus II.  A programação seguirá no dia seguinte, a partir das 8h.

Programação da terça-feira

Na terça-feira (18), a conferência de abertura do Enaens será às 8h com o Dr. Luciano Sathler, do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Ele abordará o tema “O ensino e a aprendizagem na Sociedade da Informação”. A mediação será do Dr. Diego Ariça Ceccato e haverá transmissão pelo canal da Unoeste no YouTube. Às 8h30 haverá palestra no auditório do campus de Jaú, com o Dr. Paulo Sajovic de Conti, da USP.

Também às 8h30, outra palestra vai acontecer no campus de Guarujá, com Edimar Roberto de Lima Sartoro, da Universidade Federal de Rondônia. Com o tema “Planejamento acadêmico baseado em metodologias ativas”, a atividade será em sala virtual pelo Google Meet.  Na sequência, também em Guarujá, o Dr. Geraldo Alécio de Oliveira discorrerá sobre “Formação por competências: desafios para um ensino de qualidade”; e o Dr. Rafael Pacheco da Costa, sobre “Avaliação da aprendizagem num modelo ativo de ensino”.

Ainda na terça-feira, às 14h, ocorre a abertura do Enaext com a conferência "Quebrando os muros da academia: o trabalho com projetos como uma ponte entre universidade e sociedade", com a Dra. Mônica Cristina Garbin, da Univesp, e mediação da Dra. Janaína Pereira Duarte Bezerra. As 19h30 a conferência de abertura do Enapi, com o tema "1 em 1 milhão: como a genética de tumores pediátricos me levou para a divulgação científica". Será com a Dra. Talita Ferreira Marques Aguiar, da Columbia University Medical Center, de Nova York, nos Estados Unidos. Ambas as conferências pelo canal no YouTube.

Quarta, quinta e sexta

Na quarta-feira (19) haverá mesa-redonda integrada, comunicações orais, workshop e o 11º Prêmio Científico Unoeste. Na quinta-feira (20) lançamento de livros, roda de conversa, comunicações orais, mesa-redonda, 15º Fórum Regional de Meio Ambiente, 17º Fórum de Saúde e Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS) e 17º Fórum de Saúde do Trabalhador. Na sexta-feira (21), o Simpósio de Iniciação Científica (SIC) com projetos de alunos com bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Serviço

As inscrições para os interessados em participar da 27ª edição do Enepe podem ser feitas diretamente no site da Unoeste. Basta clicar neste link  (https://www.unoeste.br/encontros/2022/xxviienepe)


Legenda: Enepe de 2019: o último com atividades presenciais; o que volta acontecer agora em 2022
Créditos: Arquivo