Encontro Estadual de Imunizações é realizado na Unoeste
Mais de 300 pessoas participaram da 17ª edição do encontro realizado no campus 1 da universidade em Presidente Prudente
17º Encontro de Imunizações foi realizado no campus 1 da Unoeste (Foto: João Paulo Barbosa)
No último sábado (24), a Unoeste sediou a 17ª edição do Encontro Estadual de Imunizações SBIM Regional/SP, um evento que reuniu profissionais de saúde de todo o estado para discutir estratégias e atualizações sobre vacinação. Participaram também alunos dos cursos de Enfermagem e Técnico em Enfermagem da universidade. Com palestras e debates, o encontro destacou a importância da imunização na prevenção de doenças e na proteção da saúde pública, reforçando o compromisso com a ampliação da cobertura vacinal.
Segundo a diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM), Evelin Plácido dos Santos, o encontro reuniu não só profissionais que atuam na gestão e execução de campanhas de imunização, como também futuros profissionais da área. “Trouxemos vários temas relevantes em relação à imunização do Brasil e do mundo, trazendo atualizações em diversos temas, como poliomielite, HPV e estratégias para resgatar alguns públicos alvos, como adolescente ou idoso”.
A diretora explicou porque é sempre importante abordar as técnicas de aplicação de imunizações neste tipo de evento. “Abordamos com os presentes como resgatar esquemas vacinais em atrasos para que esse profissional esteja seguro nesse trabalho. Também falamos sobre o atendimento do paciente neurodivergente. A importância de abordar todos esses temas vem trazer para esses profissionais e futuros profissionais as atualizações no mundo da imunização”.
Evelin destacou ainda a colaboração da universidade no evento. “Já realizamos um encontro da SBIM no campus da Unoeste em Guarujá. Dessa vez, aqui em Prudente e temos a instituição como uma grande parceira, onde ela apoia nosso trabalho, o que para nós é de grande valia. Além de poder ter a participação de profissionais da universidade, um ponto de destaque é a estrutura da Unoeste, ela atende tudo que precisamos. Já pensamos em próximos eventos nessa parceria”.
Membro da diretoria da SBIM e professora da Unoeste Guarujá, Mildred Moannack Traldi, preceptora da pediatria do Internato Médico, ficou encantada com a estrutura do campus de Prudente. “Por ser a minha primeira vez aqui em Prudente eu não conhecia o campus, mas estou encantada, a instituição é muito bonita e fui muito bem acolhida. A Unoeste me surpreende positivamente sempre. E poder realizar esse encontro aqui é muito bom, a gente consegue expandir as informações a todos profissionais da saúde no estado”.
A docente ainda afirma que existe uma necessidade de falar sobre vacinação após o período pandêmico de Covid-19. “A imunização é um tema atual, depois do que passamos na pandemia é importante porque vacinação é uma coisa muito dinâmica, as informações são muitas. Nós estamos bombardeados por informações falsas, por fake news, por informações inadequadas. Então, nossa intenção é trazer para várias pessoas, mesmo distantes dos grandes centros, a informação sobre a imunização”.
Busca pelo conhecimento
Dr. Luiz Euribel Prestes Carneiro, médico infectologista e professor da Unoeste, fala que essa atualização proposta pelo encontro é extremamente relevante. “Estou surpreso com a quantidade de pessoas presentes. O Brasil já foi referência mundial em um número de pessoas vacinadas nos últimos anos e isso tem caído. Existem muitas doenças que são preveníveis através da vacinação. Vacinar evita o adoecimento e principalmente evita a evolução para casos graves. A vacina impede que você evolua para uma doença grave, uma internação hospitalar, eventualmente morte”.
Para a aluna do Técnico em Enfermagem Thalita Barbosa da Silva, o encontro ofereceu a chance de aprimorar conhecimento obtido no curso. “Eu acho que o encontro de imunizações é muito importante para nós futuros profissionais, seja para educação, conscientização. Transmitir a importância das vacinas e todo esse processo de imunização se faz necessário”.
Já para a aluna 2ª termo do curso de Enfermagem Gabriela Letícia de Souza Campos, a busca pelo conhecimento foi o motivo que a levou a participar do evento. “Eu acho que é sempre bom a gente ir atrás de mais informação sobre a nossa profissão e nos capacitarmos para ser um profissional de qualidade. Aqui no evento foi abordado assuntos muito importantes e muito válidos para a minha profissão futura. O que estou vendo aqui, hoje, irá contribuir com as informações ofertadas pelo corpo docente da universidade que acredito ser o grande destaque do curso de Enfermagem”.
Dr. Luiz Euribel Prestes Carneiro afirma que as vacinas evitam o adoecimento e principalmente evita a evolução para casos graves (Foto: João Paulo Barbosa)