Encontro aberto na Unoeste debate economia solidária
Objetivo é a promoção de novos modelos de negócios baseados em princípios de autogestão, sustentabilidade e participação comunitária visando construir ações que proporcionam impacto local
Fernanda Bagli: palestrante do encontro sobre economia solidária (Foto: Arquivo/Marketing Unoeste)
O 1º Encontro Aberto de Economia Solidária, organizado pela Liga Acadêmica de Psicologia, Empreendedorismo e Liderança (Lapel), recebe inscrições da comunidade interna da Unoeste (alunos de todos os cursos) e de interessados em geral da comunidade externa. O evento está programado para a próxima terça-feira (3), a partir das 17h30 no Auditório Azaleia que fica no Bloco B 3, campus da Unoeste, em Presidente Prudente. A palestra com a temática “Economia Solidária – Princípios e Desafios” será proferida pela professora Fernanda Bagli, professora responsável pela liga.
Conforme explica, a economia solidária compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário. “É um modelo econômico e social que se baseia em princípios de cooperação, equidade, autogestão e solidariedade”, diz.
A professora Fernanda comenta que a economia solidária busca criar oportunidades econômicas de forma justa, promover o desenvolvimento sustentável e fortalecer as comunidades locais. “O objetivo da temática do encontro é a promoção de novos modelos de negócios baseados em princípios de autogestão, sustentabilidade, participação comunitária visando construir ações que proporcionam impacto local”, anuncia a palestrante.
Objetivo também relacionado à compreensão do que é a economia solidária e quais são os seus princípios fundamentais, que incluem a cooperação, a autogestão, a equidade, a sustentabilidade e a solidariedade e ainda, com possibilidade de articular ações futuras junto às demandas da extensão da Unoeste; de acordo com Fernanda.
Serviço – Aos interessados, a inscrição para o 1º Encontro Aberto de Economia Solidária pode ser feita clicando neste link.