27/11/2023

Enade avalia mais de 700 alunos concluintes na Unoeste

Além de alunos que estudam em Prudente, concluintes da Biomedicina EAD em Guarujá e da primeira turma de Medicina de Jaú também foram avaliados

Prova que avalia desempenho dos estudantes da graduação foi aplicada neste domingo (Foto: Ector Gervasoni)

O domingo (26) foi de muita expectativa e comprometimento no campus 2 da Unoeste em Presidente Prudente, e também para alunos que estudam Medicina no campus de Jaú e Biomedicina EAD em Guarujá e, que pela primeira vez, foram avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023. Alunos, professores e coordenadores de cursos da instituição movimentaram os três locais onde foi realizado o exame em questão que avalia o rendimento dos estudantes concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos. O desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional também foi testado, assim como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Os portões dos locais de prova foram abertos às 12 horas (horário de Brasília) e fechados às 13 horas. A partir do início, pontualmente às 13h30, os alunos tiveram quatro horas para realizar o exame. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nesta edição 408.037 estudantes concluintes fizeram o exame, composto por questões objetivas e discursivas.  Em Presidente Prudente, 683 candidatos foram inscritos. Já em Jaú, 50 alunos da primeira turma da Faculdade de Medicina fizeram a prova. E em Guarujá, 12 alunos do curso Biomedicina EAD foram avaliados neste ciclo.

Do lado de fora das salas, professores de todos os cursos da Unoeste e que compartilharam conhecimento com os estudantes da instituição ao longo da graduação, marcaram presença para motivar, dar força e apoio moral aos alunos da Unoeste que foram avaliados. Em Prudente, também esteve presente o pró-reitor Acadêmico da Unoeste, Dr. José Eduardo Creste, que prestigiou esse dia importante de avaliação.

Neste ciclo, o Enade avaliou cursos de bacharelado em agronomia, arquitetura e urbanismo, biomedicina, enfermagem, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de alimentos, engenharia de computação I, engenharia de controle e automação, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia mecânica, engenharia química, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia e zootecnia. Também foram avaliados os cursos superiores de tecnologia das áreas de estética e cosmética, gestão ambiental, radiologia, gestão hospitalar, segurança no trabalho e agronegócio.

Em Jaú, 51 alunos da primeira turma da Faculdade de Medicina fizeram a prova na Fundação Educacional Dr. Raul Bauab (Foto: Bruna Catto)

Aplicado pelo Inep há 19 anos (desde 2004), o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras.

Enade 2022

No começo deste mês, foram apresentados os resultados do Enade 2022 pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). E a Unoeste mais uma vez se destacou com o bom desempenho dos cursos avaliados, entre eles vários na modalidade Educação a Distância (EAD).

Considerando os destaques da Unoeste, o curso Tecnologia em Design de Interiores obteve conceito 4 e é considerado hoje o melhor EAD do estado de São Paulo e o 2º melhor EAD do Brasil, entre faculdades, institutos, centros universitários e universidades. Também se destacaram com conceito 4 os seguintes cursos na modalidade EAD: Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Ciências Contábeis, Marketing, Design de Moda, Gestão Comercial e Administração.

A diretora geral do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Unoeste, professora Sonia Sanae Sato, disse à época não ter dúvidas de que o bom desempenho dos alunos no Enade 2022 valida o compromisso da instituição com a busca contínua pela melhoria da qualidade do ensino.

 Faça EAD na Unoeste

O Vestibular EAD é gratuito e on-line. Além disso, o candidato pode ingressar usando a nota do Enem, por transferência ou 2ª graduação. Clique aqui para mais informações sobre o processo seletivo no Brasil. Já para quem está no Japão, acesse este link. E nos Estados Unidos, em Orlando, clique aqui.

 


Legenda: Prova que avalia desempenho dos estudantes da graduação foi aplicada neste domingo
Créditos: Ector Gervasoni
Legenda: Em Jaú, 51 alunos da primeira turma da Faculdade de Medicina fizeram a prova na Fundação Educacional Dr. Raul Bauab
Créditos: Bruna Catto