Empreendedorismo é tema de Jornada da Engenharia Civil
Evento teve início na última terça-feira (6) e segue até a sexta (9); mesas-redondas, palestras e minicursos fazem parte da programação
Foto: Cedida
Alan Vargas tem mais de 100 mil seguidores no Instagram; engenheiro civil foi um dos convidados da atividade de abertura
Com debate sobre empreendedorismo, uma mesa-redonda envolvendo três engenheiros civis com forte atuação nas redes sociais, teve início na noite dessa terça-feira (6) a 7ª Jornada da Engenharia Civil da Unoeste. O evento, que tem como tema principal “Inovação e empreendedorismo na construção civil”, segue até a próxima sexta-feira (9) e este ano está sendo realizado totalmente on-line. Palestras, minicursos e mesas-redondas fazem parte da programação.
Com o intermédio de Murillo Braghin, engenheiro-pesquisador da Artenge Construções Civis, a atividade de abertura teve como objetivo trazer profissionais para debaterem e falarem sobre suas experiências na área de forma dinâmica e interativa a fim de auxiliar no desenvolvimento da carreira dos estudantes participantes da live.
Alan Vargas, engenheiro civil e empreendedor digital com mais de 100 mil seguidores em seu Instagram profissional, foi um dos convidados da noite. De acordo com ele, que atuou em diversas empresas em segmentos diferenciados da construção civil até se tornar autônomo, sua fala foi no sentido de mostrar a realidade do mercado de trabalho e o que está intrínseco no termo empreender.
“Falamos sobre as novas tecnologias, principalmente sobre as mídias sociais, uma realidade na atualidade e que me alavancou a nível Brasil, assim como os outros participantes da mesa-redonda. A importância de abordar esses assuntos com os acadêmicos é mostrar o campo de batalha que eles vão enfrentar, ou seja, sair de uma situação de estudante e praticamente começar do zero uma carreira. Essa nova etapa tem muito aprendizado, então, essas informações são importantes para o aluno que entrará em um ambiente em que não existem muitas chances de errar como na graduação. Ouvir a realidade de quem já está no mercado abre a cabeça e dá a eles uma espécie de chacoalhão do que está por vir”, explica o engenheiro.
Além de Alan, participou da atividade dessa terça (6) o também engenheiro civil e empreendedor digital com cerca de 180 mil seguidores no Instagram Fabrício Kenyti. Para ele, o tema empreendedorismo o deixou muito confortável por poder compartilhar com os estudantes suas experiências neste sentido, já que é um assunto que sente prazer em debater.
“Abordei bastante sobre alguns detalhes e estratégias que utilizamos em nosso perfil profissional no Instagram e contei aos participante como tudo surgiu nas redes sociais. Acredito que o assunto é extremamente necessário para estes estudantes. De uns tempos para cá vivenciamos cenários de crises e, no meu caso, fui obrigado a empreender. Aprendi na marra e comecei do zero! Tive muitas dificuldades até obter todos esses conhecimentos, então, tentei passar tudo o que aprendi para que eles não passem pelas mesmas dificuldades que enfrentei”, revela Fabrício.
Por fim, os participantes salientaram a importância de eventos como a Jornada de Engenharia Civil da Unoeste por proporcionar tais conhecimentos aos acadêmicos: “Os temas escolhidos são muito próximos da realidade do mercado de trabalho e com certeza os alunos sairão muito bem preparados após o evento. A organização está de parabéns!”, menciona Alan. “Achei tudo fantástico! Todos da Unoeste foram muito atenciosos e assertivos em relação ao tema e em convidar os também engenheiros Alan e Murillo, pois eles possuem pensamentos fora da curva sobre o assunto e a conversa foi muito prazerosa”, finaliza Fabrício.
Próximas atividades
Dentre as inúmeras atrações da Jornada de Engenharia Civil deste ano, na noite desta quinta-feira (8) os engenheiros civis Alex Amarante e Nicolas Barcelos falarão sobre o Building Information Modeling (BIM) – Modelagem da Informação da Construção, uma ferramenta muito utilizada e de extrema importância quando se trata de projetos para construções. Nicolas Barcelos inclusive é egresso da Unoeste e atualmente trabalha com consultoria, desenvolvimento de projetos e implantação do BIM em empresas do ramo.
Outro destaque da programação acontecerá na manhã da sexta-feira (9). A relações públicas e coordenadora do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) e Central de Estágios da Unoeste Cristiane Antunes Bilhão Creste ministrará um minicurso sobre “Marketing Pessoal – Profissional On-line e Off-line”. Cristiane abordará durante a atividade aspectos como as realizações proativas durante a jornada do aluno, a orientação de elaboração de currículo, dicas para entrevistas de emprego, competências e habilidades exigidas pelo mercado de trabalho, a importância do marketing pessoal na construção da carreira, entre diversos outros assuntos envolvendo a área.
Mais informações sobre a programação da Jornada de Engenharia Civil, na página do evento.
Concurso de Bolsas
A graduação em Engenharia Civil está sendo oferecida no Vestibular da Unoeste 2021, que traz o maior concurso de bolsas do oeste paulista. Para se inscrever, ter acesso ao edital e obter mais informações, acesse o site do vestibular.