16/12/2019

Em 2020 a Unoeste passará a oferecer doutorado em Educação

Submissão de proposta para a nova pós-graduação stricto sensu é aprovada pela Capes em todos os indicadores

Foto: João Paulo Barbosa

Equipe do Programa Stricto Sensu em Educação e o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi

 

A Unoeste fecha o ano com mais uma grande conquista: a aprovação do doutorado em Educação. A proposta submetida pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu na área, juntamente com a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), foi aprovada em todos os indicadores pelo Conselho Técnico-Científico (CTC) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação.

Há 21 anos o programa vem oferecendo mestrado, sendo que de 1998 a 2018 foram outorgados o título para 420 profissionais vinculados ou interessados na carreira docente ou de gestão escolar. Em 2019, os dados ainda não foram fechados, por conta das defesas públicas em andamento. Para o coordenador Dr. Marcos Vinicius Francisco esse histórico revela que o doutorado é o resultado das construções de vários pesquisadores.

O pró-reitor Dr. Adilson Eduardo Guelfi tem manifestado seu reconhecimento à qualidade da produção científica e ao ensino de alto nível, promovendo o desenvolvimento institucional e beneficiando a região do oeste paulista mediante a aplicação dos resultados nas soluções aos mais diferentes problemas. A Unoeste oferta seis mestrados e agora são quatro doutorados, nas áreas de ciências da saúde, odontologia, meio ambiente, ciência animal, educação e agronomia.

Francisco e a vice-coordenadora do programa Dra. Monica Fürkotter explicam que a solicitação agora aprovada advém de tudo que havia sido feito, mais especificamente da obtenção do conceito 4 em 2017. Ocorreu a primeira submissão em 2018 e a segunda foi feita em julho de 2019, com a aprovação ocorrendo agora e sendo de apenas três aprovadas em todo país.

O parecer apresenta muitos elogios, com a aprovação dos seguintes indicadores: condições asseguradas pela instituição; proposta de oferta do curso; dimensão e regime de trabalho do corpo docente; produtividade docente e consolidação da capacidade de pesquisa. Como são 11 professores pesquisadores que compõem a proposta, inicialmente serão ofertadas 11 vagas. As inscrições estarão abertas a partir de 6 de janeiro.

O processo seletivo será em fevereiro com prova escrita, exame de língua estrangeira (inglês ou espanhol), análise de currículo e entrevista na apresentação do projeto de pesquisa do candidato. As aulas serão a partir de 3 de março. Em levantamento do programa, foi constatada demanda reprimida na formação de doutores em educação, por conta de que apenas 18,9% dos egressos do mestrado na Unoeste fizeram ou estão fazendo doutorado.

“Então, está aí uma conquista que perpassa pelo atual grupo de professores pesquisadores do programa, com todo apoio de funcionários e, especialmente, o institucional; de tal forma que são muitos os que deram sua contribuição”, diz Francisco e anuncia que em janeiro também será publicado edital com a ofertada de seis vagas remanescentes do mestrado.


Legenda: Equipe do Programa Stricto Sensu em Educação e o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi
Créditos: João Paulo Barbosa