Educação socioemocional pauta eventos acadêmicos da Faclepp
25ª Jornada de Educação e 25º Simpósio de Iniciação Científica trazem palestras e oficinas que priorizam aprendizado e desenvolvimento de habilidades comportamentais; programação segue até sábado
Registro da Oficina “Projeto com Bonecos de Pano na Educação Infantil: Construindo Vínculos Afetivos” (Fotos: Júlia Aglio)
Começou na última segunda-feira (20) e segue até o próximo sábado (25), no campus 2 de Presidente Prudente, a 25ª Jornada de Educação e o 25º Simpósio de Iniciação Científica, ambos realizados concomitantemente pela Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp/Unoeste). Com o tema central “Unidos por uma educação socioemocional”, a programação de ambos os eventos acadêmicos tem por objetivo promover discussões referentes à importância da chamada educação socioemocional, tema importante que envolve o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades comportamentais que contribuem significativamente na vida dos alunos, já que influenciam sua capacidade de aprender, resolver conflitos e tomar decisões.
Na cerimônia de abertura realizada na segunda, coincidentemente dia do pedagogo, a diretora da Faclepp, professora doutora Maria Helena Pereira Mirante deu as boas-vindas aos presentes e agradeceu a participação do público que prestigiava também o evento de forma online de várias partes do Brasil. Ela enalteceu ainda a participação da coordenadora pedagógica da Unoeste e da Comissão Própria de Avaliação (CPA), a professora Aparecida Darcy Alessi Delfim, e o professor doutor em Psicologia do curso de Medicina da Universidade de Brasília (UNB), Rodrigo Rodrigues de Souza, que também é especialista em terapias cognitivas e comportamentais e proferiu a palestra principal da noite em transmissão on-line direto de Brasília.
Considerada um evento científico reconhecido por professores, acadêmicos e pesquisadores de toda a região do oeste paulista, com alcance em instituições de ensino e universidades de várias regiões do Brasil, a Jornada de Educação conta neste ano com a participação internacional de alunos do curso de Economia e Desenvolvimento Sustentável da Universidad Rosario Castellanos, da Cidade do México.
Em seu discurso, a professora Darcy falou que é sempre motivo de muita satisfação e honra prestigiar a Jornada de Educação carinhosamente idealizada pela Faclepp. “Quero parabenizar a comissão organizadora dessa 25ª Jornada de Educação e ao 25º Simpósio de Iniciação Científica, aproveitando para transmitir também os parabéns do pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste, e da reitora, Ana Cristina de Oliveira Lima que elogiaram esses eventos.
“Para vocês estudantes, eu devo dizer que estou nessa universidade há praticamente 52 anos e fui paraninfa da primeira turma de Pedagogia que entrou para a faculdade em 1.972. Eu me lembro como se fosse hoje: o vestido, a preparação daquele vestido que coloquei, todo de gala. A cerimônia de colação de grau foi na biblioteca do campus 1 que não era biblioteca ainda, porque ainda não tínhamos o teatro. Até hoje eu tenho a placa de paraninfa, e pra mim foi um momento de muita emoção porque desde que me conheço por gente eu sou e me considero uma educadora por excelência. E foi com muita satisfação que eu percorri esse caminho todo, das minhas primeiras aulas no sítio até a essa minha posição atual de coordenadora pedagógica de uma universidade, quem diria. Foi um sonho percorrido e sendo conquistado ao longo do tempo, na medida que eu valorizo aquilo que faço, na medida que eu gosto do que faço. Temos que valorar tudo o que vamos conquistando e sempre pensando o que eu posso fazer mais”, enfatizou a professora Darcy, nostálgica, ao relembrar os caminhos percorridos por ela em 62 anos dedicados ao ofício de professora.
O professor Rodrigo também elogiou o evento. “Estar participando dessa jornada em uma universidade tão renomada é uma honra pra mim. Agradeço o convite, gostaria de estar presente com vocês, sentir o calor humano, mas que bom que temos a tecnologia a nosso favor e eu posso por meio dela trazer um pouco do meu conhecimento a respeito do tema central que é de extrema importância para o desenvolvimento humano como um todo”, destacou.
Vasta programação
Ontem, no segundo dia de programação da Jornada de Educação, além das três palestras que movimentaram à noite, foi realizada também a Oficina “Projeto com Bonecos de Pano na Educação Infantil: Construindo Vínculos Afetivos”. Liderada pelas professoras Nahiara Thatiana da Silva Benetti e Dra. Carmen Lúcia Dias, ocorreu na brinquedoteca do Bloco B1, também no campus 2. Também nessa terça houve ainda a Mostra de Trabalhos Científicos do curso de Ciências Biológicas, trabalho liderado pelo professor doutor Hilton Fabrício Vítolo, e a Oficina “Quem sou eu para educar?”, liderada pela mestranda Patrícia dos Santos Bigoli e pelo professor doutor Ademir Henrique Manfre.
Hoje os eventos têm continuidade. A programação completa da 25ª Jornada de Educação e o 25º Simpósio de Iniciação Científica pode ser conferida clicando aqui.
Abertura contou com professores da Faclepp e com a presença da coordenadora pedagógica da Unoeste, professora Aparecida Darcy Alessi Delfim (Foto: Cedida)