Educação Financeira EAD conquista conceito máximo do MEC
Estrutura curricular, corpo docente e estrutura oferecida aos alunos foram bem avaliados pelo INEP; já são 16 cursos EAD nota máxima na Unoeste
Já bem posicionada no mercado de trabalho, Rita Ramos é ex-aluna da turma que se formou em julho deste ano (Foto: Cedida)
As conquistas que demonstram a excelência do ensino oferecido pela Unoeste nortearam o ano de 2023 enchendo a comunidade acadêmica de orgulho. Foram várias ao longo dos últimos meses, sendo a principal delas o conceito máximo (Nota 5) na avaliação de recredenciamento junto ao Ministério da Educação (MEC). Agora o feito recente mexe mais uma vez com a Educação a Distância (EAD). A modalidade de ensino oferecida pela instituição e que já tinha 15 cursos chancelados com conceito máximo na avaliação de reconhecimento do MEC, teve mais um incluído nesse rol: o Curso Superior de Tecnologia em Educação Financeira EAD. A nota 5 veio por conta de itens importantes que foram bem avaliados, como a estrutura curricular, corpo docente e a estrutura oferecida aos alunos.
A avaliação é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao MEC que fiscaliza os cursos de graduação e, através de métricas, apura o grau negativo ou positivo do ensino para reconhecer ou renovar o reconhecimento de cursos. Além de Educação Financeira que é a conquista mais recente, também já são nota máxima os cursos EAD de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Ciências Contábeis, Design Gráfico, Estética e Cosmética, Gestão Comercial, Gestão Hospitalar, Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos, Gestão da Tecnologia da Informação, Letras (Português e Inglês), Marketing, Música, Pedagogia (licenciatura) e Processos Gerenciais.
O Curso Superior de Tecnologia em Educação Financeira EAD, que teve sua primeira turma iniciada em agosto de 2021, possui sólida experiência no campo das Ciências Sociais Aplicadas. De acordo com o coordenador do curso, o professor André Júnior Silva Wiezzel, essa foi a primeira avaliação externa sofrida pelo curso, tendo logrado êxito em alcançar a nota máxima junto ao INEP/MEC. “O reconhecimento do curso endossa a incontestável qualidade e o caráter inovador. Sentimos orgulho pelo feito e continuaremos o trabalho com primor, formando educadores financeiros genuinamente preparados para atuar profissionalmente em um mercado de trabalho em franca expansão”, se comprometeu.
Para ele, vários fatores contribuíram para a conquista da Nota 5, a exemplo da dedicação conjunta da direção, coordenação e professores, dedicados à missão de aperfeiçoar os processos de docência e tutoria. “O curso prioriza a prática, amparada por estudos relacionados ao Mindset e o reconhecimento do ‘Eu Financeiro’, a partir da Metodologia DSOP, que ensina a harmonia entre Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar. O aluno sente-se motivado, pois aprende na prática sobre como agir no presente para tornar-se um cidadão independente financeiramente”, explicou, lembrando ainda que a estrutura do curso também é completa com materiais didáticos de ponta, Biblioteca Virtual moderna e um Ambiente Virtual de Aprendizagem (Aprender) desenvolvido pela própria Unoeste. “Os professores são também tutores, fato que torna o aprendizado mais seguro e eficaz. O curso tem atraído estudantes com perfil crítico e dotados de cultura, colaborando positivamente para com a qualidade do curso. Esses atributos tornam a nota 5 proporcional ao produto educacional que ofertamos”, emendou.
Formação diferenciada
O Curso Superior de Tecnologia em Educação Financeira EAD habilita o egresso para prosseguir seus estudos em cursos de pós graduação do seu interesse, inclusive no curso de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Financeira - Metodologia DSOP (Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar), ofertado pela Unoeste. O profissional poderá executar trabalhos ligados a projetos financeiros, de modo a promover transformações que afastam os hábitos nocivos e distanciam as pessoas dos seus objetivos, sejam eles relacionados a forma de consumir, de realizar sonhos, de poupar, de prevenção quanto aos riscos, de garantias previdenciárias e outras formas de resguardo, inclusive quanto ao planejamento de vida instrucional dos filhos ou eventos futuros que vão demandar recursos financeiros.
Aline Alves, aluna do 1º termo de Educação Financeira EAD: “Estou absolutamente encantada com minha experiência na Unoeste” (Foto: Cedida)
Indicado para quem deseja crescer pessoal e profissionalmente, forma profissionais inovadores, versáteis, e que por meio do conhecimento adquirido conseguem galgar caminhos para diversas escolhas profissionais. Tudo isso se valendo da estrutura e riqueza de conhecimento produzido em uma universidade nota máxima. “As aulas são com professores mestres, doutores e que conhecem na prática o conteúdo que ensinam. O interessado paga um valor justo na mensalidade e aprende diversas práticas no decorrer do curso. Sem dúvida, o curso é a melhor opção”, garante o professor.
Satisfação em fazer Unoeste
A assessora executiva da DSOP Educação Financeira e da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira (Abefin), Rita Ramos, é ex-aluna e egressa da turma que se formou em julho deste ano. Morando em São Paulo, capital, e já inserida no mercado de trabalho, ela conta que ficou feliz ao saber que o curso foi bem avaliado com nota máxima pelo MEC. “Estudar na Unoeste foi gratificante, principalmente tratando-se de um curso EAD. Posso afirmar que o suporte da plataforma, a estrutura e os professores fizeram como que me sentisse dentro da sala de aula, mas no conforto do meu lar. A nota obtida para este curso em específico deve-se a esse conjunto de ações, proporcionadas por uma universidade de ponta. O curso me possibilitou ganho de conhecimento e uma visão renovada no que diz respeito a Educação Financeira”, considerou ela.
Matriculada no 1º termo do curso, a gerente de Negócios Aline Alves Andrade de Aquino, que mora na capital paulista, não tem dúvidas de que o feito se deve ao comprometimento do corpo docente e de toda equipe Unoeste. “Estou absolutamente encantada com minha experiência na Unoeste. Estudar no curso de Educação Financeira EAD tem sido uma jornada empolgante e inspiradora. Essa nota 5 no MEC nos motiva a alcançar nosso melhor a cada dia com um suporte de excelência. Esse reconhecimento é um marco, pois é a primeira vez que um curso da área alcança esse tipo de avaliação. E receber a nota máxima significa que nosso curso é de alto nível e oferecido com excelência, tornando-se uma referência para os demais cursos da área”, elogiou ela.
Aline destaca ainda o apoio que o estudante EAD tem no transcorrer da graduação mesmo na Educação a Distância. “É completo, temos Programa de Nivelamento (Unoeste Turbo), Serviço Universitário de Apoio Pedagógico Psicopedagógico [SUAPp], Unoeste Carreiras, Sucesso do aluno, Núcleo de Acessibilidade e Inclusão [NAI] e muito mais. Além disso, a estrutura EAD facilitada proporciona um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo, por meio de uma plataforma bem estruturada. Estou imensamente satisfeita por fazer parte dessa comunidade acadêmica excepcional”, completou.