Educação especial e inclusiva é trabalhada no Educa Pontal
Workshop iniciado em abril deste ano é encerrado com duas atividades nesta segunda quinzena de novembro
Realização da atividade com a professora Denise Alessi Delfim (Foto: Cedida)
Com atividades iniciadas em abril, o Programa Educa Pontal fecha agora em novembro o Workshop Educa Pontal: Práticas de Educação Especial e Inclusiva. Esta foi mais uma etapa do programa da parceria, desde 2019, da Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste com a Diretoria de Ensino – Regional de Mirante do Paranapanema. O foco tem sido atender as necessidades formativas de professores e alunos nos eixos temáticos construção da cidadania, tecnologia e educação.
“Uma das frentes de desenvolvimento do Educa Pontal ao longo dos anos tem sido a formação docente mediante a temática da educação especial e inclusiva. Em uma perspectiva da inclusão escolar, busca-se estruturar políticas e práticas pautadas na consolidação de uma escola para todos, em que todos os estudantes, independente de suas características, constroem o conhecimento segundo suas capacidades e desenvolvem as habilidades de cidadania e emancipação social”, diz o programa coordenado pela Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos.
Formação continuada
O workshop esteve voltado para fomentar o processo de formação continuada de professores de educação básica na a área de educação especial e inclusiva, fomentando o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas e emancipatórias. As duas últimas atividades foram sobre “Práticas Inclusivas Corpo e Movimento” e “Natureza e Sociedade”, tendo como ministrantes on-line a professora mestre Denise Alessi Delfim de Carvalho e o doutorando Rafael dos Santos Reis; e “O processo de alfabetização do estudante público-alvo da Educação Especial Ministrante”, com Denise, presencial na sede da Diretoria em Mirante.
O Programa Educa Pontal tem o envolvimento de professores e alunos dos cursos de Pedagogia presencial e EAD, dos quais a Dra. Danielle é coordenadora; e do Programa de Pós-Graduação em Educação, pelo qual a Unoeste oferece mestrado e doutorado; e do qual é vice-coordenadora. As equipes da Diretoria de Ensino de Mirante são lideradas pelo dirigente de ensino, professor Enio Magro.