18/08/2020

Educa Pontal oferece formação que se alinha ao Conviva SP

Programas regional e estadual buscam a obtenção de melhores resultados para a educação em escolas públicas

Foto: Arquivo/Marketing Unoeste

Dra. Camélia Murgo: relação da psicologia positiva com a saúde mental nas escolas

 

O Programa Educa Pontal mantém programação especial on-line de formação continuada nestes tempos de pandemia, pelo qual a Unoeste atende educadores vinculados à Diretoria de Ensino de oito municípios da região do Pontal do Paranapanema. Por meio de lives, as abordagens atuais passam pelas temáticas de saúde mental, gratidão nas relações humanas, caráter, esperança e otimismo.

Em seu trabalho contínuo, o Educa Pontal, que é coordenado pela Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, está alinhado com o Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar, chamado de Conviva SP, criado e mantido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, com a proposta de melhoria da aprendizagem em ambiente solidário, colaborativo, acolhedor e seguro.

Na mais recente intervenção do programa, na sexta-feira (14), feita pela Dra. Camélia Murgo, ocorreu a participação da gestora do Conviva SP Michele Neponuceno, convidada pelo dirigente de ensino, professor Enio Magro e pela coordenadora do núcleo pedagógico da Diretoria com sede em Mirante do Paranapanema, professora Ivani Aparecida Souza Pereira. Publicamente, Michele convidou Camélia para falar com toda a rede estadual de ensino.

Convite que evidencia a excelente proposta do programa implantado para atender a realidade do Pontal do Paranapanema, comprometida com o Método de Melhoria dos Resultados (MMR) aplicado pelo estado que tem no comando da educação o mestre em gestão e avaliação educacional, secretário Rossieli Soares da Silva, advogado que foi ministro da educação em 2018.

“A Michele ficou muito encantada com a forma como estamos alinhados, o Educa Pontal com o Convive SP”, disse Camélia, que na palestra on-line “Conversando com educadores sobre saúde mental” levantou como principais preocupações a identificação de problemas de saúde na escola e a busca de estratégias para desenvolver o bem-estar, juntamente com o bom desempenho dos alunos.

Nos dois próximos encontros, nos dias 21 e 28 deste mês, as abordagens serão sobre a importância da gratidão nas relações interpessoais na educação e sobre a virtude e forças de caráter, com implicações para os processos educativos. Em setembro, nos dias 11 e 25, os temas serão: Esperança – Uma importante aliada na organização do trabalho do professor; e Otimismo no planejamento e cumprimento de metas nas rotinas educacionais.

A coordenadora de ações extensivas gerais da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste, professora Cidinha Martines, lembra que o programa Educação Pontal foi lançado no 17º Enaext pelo pró-reitor Dr. Adilson Eduardo Guelfi, juntamente com o pró-reitor Acadêmico Dr. José Eduardo Creste, no Encontro Anual de Extensão, durante o 24º Enepe, o Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, em 2019. Ela conta que agora, neste ano, serão apresentados os primeiros resultados do programa no 18º Enaext, no 25º Enepe, em outubro.

O Educa Pontal envolve a Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp); o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, com a oferta de mestrado e doutorado; a Proext; a Pró-reitoria Acadêmica (Proacad); e a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). Camélia leciona nos cursos de Psicologia e Medicina e neste programa de pós-graduação.

Além de Mirante, a Diretoria de Ensino parceira tem em sua área de abrangência os municípios de Rosana, Euclides da Cunha Paulista, Teodoro Sampaio, Tarabai, Narandiba, Estrela do Norte e Sandovalina. Uma área territorial bem vasta e que concentra o maior número de assentamentos da reforma agrária no Brasil: mais de 100. São 95 unidades de ensino públicas e particulares, dentre as quais, 32 estaduais de ensino fundamental e médio.


Legenda: Dra. Camélia Murgo: relação da psicologia positiva com a saúde mental nas escolas
Créditos: Arquivo/Marketing Unoeste