E-book da Medicina Unoeste traz Manual de Indicações de UTI
Livro está disponível on-line e foi desenvolvido por estudantes da graduação médica de Prudente com orientação de docentes e também está vinculado ao mestrado em Educação
Foto: Erika Foglia
Entrega dos exemplares para a Rede de Bibliotecas da Unoeste: Michele, Priscila, Gabriel, Regina e Rodrigo
Devido à necessidade de um livro sobre Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o público acadêmico, a Faculdade de Medicina da Unoeste, campus de Presidente Prudente, criou um grupo de extensão para o desenvolvimento de uma produção específica sobre o assunto.
Os estudantes interessados, alunos do 6º ano, foram orientados por professores em processo de aprendizagem ativa para a elaboração do Manual de Indicações de UTI. É um projeto também vinculado ao Programa de Mestrado em Educação da maior universidade do oeste paulista, que teve como proponente o professor Cristiano Hayoshi Choji.
Na apresentação da obra, o diretor da Faculdade de Medicina da Unoeste, Dr. Gabriel de Oliveira Lima Carapeba, e a egressa Bruna Pereira Correia, organizadora da publicação e que no período da produção do material era estudante, destacam que a “intenção é estabelecer de forma simplificada e objetiva a necessidade do entendimento do que é a indicação de internação na Unidade de Terapia Intensiva”.
A jovem destaca que os recém-profissionais costumam ter dificuldades em obter informações sobre a área de medicina intensiva, portanto, o livro propõe esse respaldo dividido em abordagens sobre o paciente adulto, a pediatria, transplante, regulação de vagas, protocolos e cirúrgica.
“Montamos um grupo e fiquei responsável por organizar todos os outros discentes. Separamos os temas para cada capítulo e pesquisamos protocolos brasileiros e internacionais, ou seja, tudo com a devida base científica. Posso dizer que é uma obra bem acessível e de fácil compreensão, com patologias e sinais clínicos para a indicação do paciente à UTI”, completa Bruna.
Para ela, a participação no projeto acrescentou muito para a sua formação e também tem auxiliado em sua atuação profissional. “Exigiu-me disciplina e habilidade para o trabalho em equipe. O resultado é um e-book que poderá ser acessado por todos que tenham interesse no assunto, em qualquer parte do Brasil, por estar disponível on-line”.
De acordo com o professor Rodrigo Sala Ferro, um dos coordenadores da obra, esta é uma maneira clara e simples para os profissionais da medicina, principalmente os recém-formados, verificarem quais os pacientes que precisam ou não ir para a UTI. “O próprio nome já sugere a usabilidade dele, ou seja, é um manual. Então ele ajudará nos critérios dentro dos hospitais, de maneira que não haja ocupação de vagas por pacientes que não tenham necessidades reais”, salienta.
Central de vagas
Considerado uma inovação por Choji, o capítulo “Entendendo a Regulação de Vagas Hospitalares” teve a professora Priscila Rigolin como uma das autoras. Ela é egressa da Unoeste e coordenadora de estágios de urgência e emergência do último ano da graduação. “Há 3 anos foi instituído, no Hospital Regional, o Núcleo Interno de Regulação [NIR], o qual eu atualmente sou a responsável, juntamente com a coordenação médica do Pronto Socorro. Existem funções específicas e instituídas para o recebimento de pacientes externos do DRS XI e o gerenciamento de vagas e recursos de UTI para pacientes internos. Esse último é o que está sendo abordado no e-book”, adianta Priscila.
Para ela, nesse serviço o trabalho em equipe faz toda a diferença. “Muitos dos profissionais que atuam no NIR são ex-alunos da Unoeste. O principal ponto é de organizar em um único setor as vagas e casos graves, sendo assim todos os pacientes com indicação de UTI terão possibilidade de acesso ao tratamento”, finaliza.
Lançamento oficial
Na manhã desta quinta-feira (1º) foi realizado o lançamento do livro na biblioteca do campus 1 da Unoeste. O formato impresso está disponível nas Unidades de Informação 1, 2 e 4, além do formato e-book no site da universidade, nas páginas da Rede de Bibliotecas e do curso de Medicina.
Além dos coordenadores do livro e docentes da graduação médica Priscila Rigolin e Rodrigo Sala Ferro, o lançamento oficial contou com a presença do diretor das Faculdades de Medicina, Dr. Gabriel de Oliveira Lima Carapeba, e das bibliotecárias chefes das Unidades de Informação 1 (campus 1) e Informação 2 (Hospital Regional) Regina Rita Liberati Silingovschi e Michele Mologni, respectivamente.