Doações da Unoeste auxiliam vítimas das chuvas em Guarujá
Comunidades da Vila Baiana, Pantanal, Pedreira, Cantagalo e Perequê foram beneficiadas com doações arrecadadas pelos alunos da Medicina
Campus Guarujá recebeu doações vindas de toda a comunidade que se solidarizou com a situação das famílias que tiveram suas casas atingidas (Foto: Gabriel Marques)
Em pleno feriado de Carnaval, uma tragédia abalou o litoral paulista. Somente na cidade de Guarujá ocorreu uma precipitação de 400 milímetros de chuva em menos de 15 horas. Foi o segundo maior índice já registrado na história da cidade. Vários bairros foram afetados, principalmente as pessoas que habitam em moradias irregulares na beirada dos morros e em palafitas.
Em ação promovida pelos alunos da Atlética Tormenta e do Diretório Acadêmico Agripino de Oliveira Lima Filho, o campus Guarujá da Unoeste abriu suas portas em pleno feriado de Carnaval para recolher mantimentos e doações para as comunidades afetadas. Foram arrecadados alimentos, roupas de cama e banho, produtos de higiene pessoal e de limpeza, fraldas, colchões e até mesmo roupas íntimas.
O coordenador do curso de Medicina da Unoeste Guarujá, Ronald Pallotta Filho, reforçou que não foi possível contabilizar as doações recebidas devido à grande contribuição da comunidade acadêmica e da sociedade. “Tudo que a gente arrecadou, nós montamos cestas básicas e kits para levarmos imediatamente para dentro das comunidades, como a Vila Baiana, Pantanal, Pedreira, Cantagalo e Perequê. A universidade tem o componente humanístico e a responsabilidade social, então temos que ajudar e cuidar do próximo. Foi um momento de unir esforços, e temos que dar continuidade”.
O presidente da gestão 2023 da Atlética Tormenta, Lucas de Faro Braghetta Soares, destacou a importância em direcionar o máximo de esforço possível para ajudar as comunidades mais necessitadas. “As pessoas têm uma visão de que a Atlética apenas promove festas e jogos esportivos, mas é muito mais do que isso. Temos a consciência que tem diversas comunidades carentes ao redor da universidade que precisam de ajuda, principalmente em momentos como esse”, pontua.
Já a vice-presidente do Diretório Acadêmico Agripino de Oliveira Lima Filho, Isabella Fernanda Sobral Valverde de Souza, ressaltou que ações como o Trote Solidário foram fundamentais para incentivar boas ações e ajudarem neste momento difícil. “O Diretório Acadêmico arrecadou no Trote Solidário alguns kits de higiene, como shampoo, sabonete, condicionador, escova e pasta de dente, entre outros itens. Como neste ano a nossa arrecadação no Trote Solidário foi um sucesso, sobraram muitos kits. Então a gente conseguiu doar quase 300 kits de higiene para esta ação e sabemos que tudo será muito bem destinado”.