01/12/2020

Direito Unoeste oferece além da formação tecnicista

Disciplina de Direito Penal desenvolve atividade que une entretenimento e aprendizagem

Alunos produzem vídeos sobre temas trabalhados em sala de aula (Foto: João Paulo Barbosa)

 

A tecnologia tornou-se uma grande aliada no processo de formação acadêmica. É possível, por exemplo, ampliar os conhecimentos criando conteúdos para exibir em um famoso aplicativo de mídia: o TikTok. Isso aconteceu na disciplina de Direito Penal, do curso de Direito da Unoeste. Os alunos do 2º termo usaram a criatividade na produção de vídeos com temas relacionados à área de estudo, utilizando os recursos dessa plataforma de divulgação de vídeos. O resultado agradou todos os envolvidos.

De acordo com a professora responsável pela disciplina, Danielle Yurie Moura da Silva, a atividade ocorre semestralmente, com trabalho em grupo. Porém, neste ano, por conta da pandemia e seguindo os protocolos de biossegurança, escolhemos usar uma rede social. “Cada aluno gravou um vídeo individual com uma situação-problema sobre algum dos assuntos discutidos em sala de aula, e com isso decidimos usar o TikTok, que no momento se destaca e já faz parte da rotina da maioria dos acadêmicos”, fala.

A professora reforça que fazer o uso da tecnologia é importante para proporcionar ao aluno experiência que desenvolva suas habilidades. “Vivenciamos um período marcado pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), e a influência exercida por elas não está só na vida secular, mas tem também um papel importantíssimo no processo de ensino e aprendizagem”, destaca.

Ainda conforme Danielle, os alunos afirmaram positivamente sobre a importância desse tipo de atividade, que além de ser divertida, auxilia no aprendizado. “Foi emocionante ler os relatos de cada um. Dessa forma, entendo que um dos desafios do professor de Direito é ir além da formação tecnicista, ele precisa articular a teoria e prática para que o aluno chegue ao conhecimento. O professor tem uma missão: a de estimular os alunos para que se tornem independentes, que possam pensar sozinhos e que construam novos saberes para o real exercício jurídico”, finaliza.

Marcos Alan de Sousa Chevbotar, aluno do 2º termo, compartilha que foi uma oportunidade vivenciar algo novo e aprimorar o conteúdo para a rede. “Estava um pouco tenso, mas criei coragem de fazer o meu vídeo depois que vi o de alguns colegas. Achei muito bacana esse momento. Os aspectos a destacar do processo de aprendizagem é bem relevante, que o aluno se vê no caso prático pra aplicar o que está vendo na teoria, transformando em exemplo o vídeo. Com isso, aprendendo melhor o conteúdo e o uso de uma ferramenta nova”, comenta.

Para a também aluna do 2º termo Bianca Crescimani, que já utiliza a rede social, o momento de vincular o conteúdo com a produção do vídeo foi bem tranquilo. “Para mim foi maravilhoso! Pois eu gosto de utilizar as redes sociais, e manter a espontaneidade foi tranquilo. Acredito que os aspectos de fazer o uso das redes sociais aplicando o conhecimento que o curso oferece me ajudará na formação profissional”, explica.

Assista aos vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=Kmr7Jho492I


Legenda: Alunos produzem vídeos sobre temas trabalhados em sala de aula
Créditos: João Paulo Barbosa