05/05/2023

Cursos técnicos: novo horário para o Técnico em Enfermagem

Pela primeira vez, curso que já é oferecido à noite também terá turma no período matutino; matrículas para Enfermagem e Farmácia estão abertas e bolsas podem chegar a até 40% OFF

Acadêmicos dos cursos técnicos utilizam a mesma estrutura que os alunos da graduação da Unoeste (Foto: Ector Gervasoni)

 

Referência pelo ensino e estrutura de excelência em seus campi, a Unoeste abriu nessa semana o prazo de matrículas aos interessados em integrar as novas turmas dos cursos técnicos em Enfermagem e Farmácia, cujas aulas começam no dia 7 de agosto. E a novidade é que pela primeira vez, o curso Técnico em Enfermagem também será oferecido no período matutino – até então era ofertado apenas no período noturno. O curso Técnico em Farmácia continua sendo ofertado à noite. Ambos têm duração de um ano e meio, são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e oferecidos com toda a estrutura tecnológica da segunda melhor universidade particular do estado de São Paulo. Matricule-se aqui.

Além de oferecerem o ingresso ao mercado de uma forma mais rápida, já que são de curta duração, os cursos técnicos da Unoeste dispõem de uma estrutura completa e corpo docente com professores mestres e doutores preparados para esse tipo de formação. Segundo o diretor dos Cursos Técnicos da Unoeste, Ricardo Sant’anna de Andrade, há ainda outras várias vantagens além dessas. “Oferecemos estágios em mais de três hospitais, nas UBS’s e UPAS de Prudente, envolvemos nossos alunos em jornadas e ações em escolas, dispomos de biblioteca com acervo atualizado, oferecemos facilidades para esses alunos ingressarem nos cursos de graduação de Enfermagem e Farmácia da Unoeste, e temos cadastro permanente de vagas de estágios com as empresas de Prudente. O resultado da formação de qualidade se vê em vários egressos aprovados em concursos públicos”, revelou.

Para quem opta pelo curso de Técnico em Enfermagem na Unoeste, garante o certificado de auxiliar de enfermagem e cuidador de idosos. Já pra quem termina o Técnico em Farmácia, garante também certificações para auxiliar de farmácia de manipulação e auxiliar de farmácia hospitalar. Ambos os cursos têm duração de 18 meses. “Um outro grande diferencial que temos é que mantemos os estágios supervisionados aos finais de semanas e feriados. Com isso, os alunos podem se manter no emprego que estão até sua formatura”.

Novidade

A partir de agosto de 2023, o curso Técnico em Enfermagem que sempre foi oferecido à noite, será amplificado para o período matutino também. Isso não significa que as turmas noturnas serão cessadas. Pelo contrário. Elas vão continuar, mas os ingressantes passam a contar com uma nova opção de período para os estudos. “Recebemos várias solicitações da comunidade que entraram em contato, por telefone e até whatsapp, solicitando esse novo horário de funcionamento já que muitos interessados trabalham no horário noturno e não podem frequentar as aulas. Dessa forma, torna possível o ingresso dessas pessoas no curso técnico com a disponibilidade da realização dos estágios durante a semana ou finais de semana”, explicou Ricardo.

O curso no período matutino será oferecido de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h10min. “O ingresso em um curso técnico é uma excelente oportunidade para que os jovens que estão buscando o primeiro emprego ou mesmo para pessoas que não estão felizes com sua colocação no mercado de trabalho. Essa oportunidade de qualificação potencializa a carreira do egresso com o que há de mais novo em tecnologia e habilidades técnicas. Além disso o investimento é menor e o aluno tem contato direto com a prática profissional”, destaca o diretor.

40% de bolsa de estudo

Para cada amigo indicado e matriculado, o aluno do curso técnico Unoeste ganha bolsa de 10% na mensalidade, com limite de quatro indicações por pessoa, ou seja, pode estudar com até 40% OFF. 

Aprovação unânime entre alunos

A estudante Caroline Vitoria Sereghetti de Souza, de 20 anos, mora em Martinópolis. Ela faz atualmente o módulo 2 do Técnico em Enfermagem, e conta que optou pelo curso técnico da Unoeste “pela curta duração e para realmente ter certeza de qual graduação escolher no futuro”. “Eu escolhi o curso técnico como uma forma de iniciar minha carreira na área da saúde. Como tinha dúvidas de qual graduação cursar, o técnico foi uma ótima opção. Considero como um degrau para meus planos futuros, hoje não me imagino fora da área, e graduar enfermagem é meu próximo passo, além de me especializar em instrumentação cirúrgica”, contou.

Ela teceu elogios ao método de aprendizagem e a estrutura oferecida pela Unoeste. “Além da universidade oferecer uma estrutura e ensino de qualidade, os professores são maravilhosos, capacitados. A forma de ensino que eles nos oferecem é a melhor da região, prestativos e dedicados, desde a sala de aula até os estágios. O sentimento de estar fazendo Unoeste é de gratidão!”, resumiu.

Matriculada no módulo 1 do mesmo curso, a advogada Erika Machado Amorim, de 32 anos e moradora de Prudente, se permitiu a conhecer uma outra área de atuação. Ela advoga em Prudente, mas conta que encontrou no curso voltado para a área da saúde a possibilidade de vivenciar novas experiências. “Eu já possuo uma graduação e não senti tanta felicidade em cursar algo como estou sentido agora no curso técnico. Me sinto realizada e hoje faço o que gosto. Não acredito que nasci para fazer apenas uma coisa na vida, não sou limitada. Sempre tive muito carinho por pessoas e queria algo que em qualquer cidade, país, falasse a mesma língua: tivesse campo de trabalho.

Inicialmente eu quis a graduação, mas não foi possível. Decidi então fazer o curso técnico que são 18 meses e logo estarei no mercado. Ano que vem já irei iniciar a graduação de enfermagem. E achei maravilhoso que a Unoeste ajuda os alunos do curso técnico a ingressarem na graduação”, comentou.

Já a Maria Luísa Gonçalves Bandeira, que também tem 20 anos e é de Prudente, faz o módulo 3 do Técnico em Farmácia, ou seja, ela está concluindo o curso. E o que a trouxe pra Unoeste foi o preço acessível. “Estou gostando muito do aprendizado, é bem didático a forma que os professores passam o conteúdo, as práticas são bem interessantes e ajudam muito no desenvolvimento da matéria. Muitas pessoas de fora acham que estudar farmácia é apenas sobre dispensar medicamentos e passa muito longe disso. No curso aprendemos anatomia, como ocorre o desenvolvimento de cada doença, manipulação, como age cada medicamento, entres outras coisas”.

Apesar de concluir o curso agora no meio do ano, ela não pretende parar de estudar. “O curso técnico é só mais um degrau para tudo que eu almejo. Assim que me formar darei meu próximo passo, a graduação em Farmácia que inclusive será na Unoeste. É interessante que já entrarei na faculdade tendo base de muitas matérias.  Então meu conselho para quem pretende fazer o curso é: dê o primeiro passo, se matricule, se esforce e supreendentemente vera as coisas fluindo e as portas se abrindo, pois conhecimento é algo que ninguém pode tirar da gente”.

Também no último módulo do curso Técnico em Farmácia está o Daniel de Oliveira, de 48 anos. Ele voltou a estudar depois de 24 anos longe de uma sala de aula, ao se deparar na pandemia com a vontade de ajudar as pessoas. Daniel encontrou no curso uma possibilidade pra isso e conta que está adorando. “Quando resolvi voltar a estudar, pesquisei muitos cursos técnicos e o que suas instituições poderiam me oferecer. Me deparei com a Unoeste, que além de oferecer uma estrutura excelente, qualidade de ensino e mensalidades acessíveis, está entre as melhores universidades do Brasil com excelentes recomendações.  Estou amando o curso, uma pena que já está terminando”, revela, aos risos.

Para o estudante, os professores “são fantásticos” porque trabalham com uma metodologia de ensino dinâmica e atual. “Nada de ficar apenas na teoria, vamos aprendendo na prática. Esse método, aliado a estrutura que a Unoeste nos oferece, faz com que as aulas sejam mais interessantes, fazendo com que os alunos interajam mais com o professor e vice-versa, deixando o aprendizado mais prazeroso. Sem contar que podemos discutir assuntos relacionados ao nosso curso, transformando assim nossas aulas em um grande debate.  Costumo dizer que a Unoeste é uma ‘grande família’ que nos acolhe desde o momento da nossa matrícula até nossa formatura”, elogiou Daniel, que não pretende parar por aí. “Meu intuito é fazer especializações na área e futuramente uma graduação”. 

Serviço

As matrículas vão até o dia 15 de agosto de 2023 e as aulas terão início no dia 7 de agosto. Clique aqui e se inscreva para o Técnico em Enfermagem. Já para o Técnico em Farmácia, clique neste link. Mais informações na página dos Cursos Técnicos ou pelo telefone (18) 3229-1160, e ainda pelo WhatsApp (18) 99749-0515. 

Caroline Souza: “Hoje não me imagino fora da área, e cursar enfermagem é meu próximo passo” (Foto: Cedida)


Legenda: Acadêmicos dos cursos técnicos utilizam a mesma estrutura que os alunos da graduação da Unoeste
Créditos: Ector Gervasoni
Legenda: Caroline Souza: “Hoje não me imagino fora da área, e cursar enfermagem é meu próximo passo”
Créditos: Cedida