Cursos de engenharias e arquitetura têm estrutura completa
A Faculdade de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo da Unoeste possui altos índices de contratação em empresas nacionais e multinacionais
Faculdade de Engenharias e Arquitetura se destaca pelos altos índices de empregabilidade (Foto: Marketing Unoeste)
Concluir um curso superior garante uma maior vantagem salarial e de empregabilidade em relação às pessoas que não têm esse nível de ensino. De acordo com o estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que avaliou 46 países, a remuneração pode chegar até 144% a mais em relação aos que só concluíram o ensino médio. Desse modo, a formação completa é fundamental para um futuro de sucesso. A Faculdade de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo (Fepp) da Unoeste apresenta índices de empregabilidade que chegam a 80% em empresas nacionais e multinacionais de destaque.
A metodologia da Fepp é composta por práticas pedagógicas onde o aluno se torna o protagonista do processo de ensino-aprendizagem. De acordo com Guilherme Crepaldi Camarini, diretor da faculdade, os cursos proporcionam aulas dinâmicas e possuem matrizes multidisciplinares. “Nossos cursos utilizam uma estrutura de qualidade que é oferecida pela Unoeste, ambiente virtual de aprendizagem com diversos recursos, além de aulas práticas em laboratórios e em campo, visitas técnicas, conversas com egressos, projetos integradores, entre outras atividades”, fala.
Para o diretor, a infraestrutura da universidade é um grande destaque na formação do aluno. “Para entender a dimensão, alunos de outras instituições demostram interesse em estabelecer parcerias para realizarem suas pesquisas nos laboratórios da Fepp. A nossa estrutura é completa (colocar link conteúdo estrutura). Por exemplo, o laboratório de estruturas possuí sala de aula e escritório modelo, mezanino amplo para atividades livres e tem a laje de reação para ensaios de estruturas de até 100 toneladas. E a casa modelo que funciona como uma espécie de raio-x onde o aluno pode visualizar e compreender todas as fases do sistema”, explica.
O status de 2ª melhor universidade particular do estado de São Paulo, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC/MEC), se comprova pela qualidade e avaliações feitas pelo Ministério da Educação. A Fepp possui conceitos elevados e cursos com notas 4 e 5. “A maioria dos nossos cursos são os melhores da região, temos um corpo docente com experiência no mercado, além de programas de intercâmbios e internacionalização”, destaca.
A pesquisa e extensão também são presentes na faculdade. Os estudos e projetos desenvolvidos na academia colaboram com o processo de formação acadêmica. “As práticas das ações de extensão ocorrem para que os estudantes possam vivenciar, explorar e contribuir com a sociedade, sendo parte fundamental do processo de formação. Um exemplo é o curso de arquitetura que desenvolve estudos que priorizam a melhoria das condições de vida das pessoas”, conta.
Para a aluna do curso de Engenharia Ambiental Laura Judai realizar pesquisa na área que estuda é gratificante. “Acredito na importância da pesquisa e que aprofundar os conhecimentos possibilita contribuir com a sociedade. No meu estudo estamos mapeando os processos erosivos da região utilizando inteligência artificial e imagens de satélite com alta resolução espacial e sei que, por meio dela, posso aperfeiçoar minhas habilidades como futura profissional”, relata.
Unoeste Carreiras
Para os alunos que já querem ingressar no mercado de trabalho, a Unoeste Carreiras é o caminho que ajuda a chegar nesse objetivo. O aluno do curso de Engenharia Elétrica José Roberto Lourençoni Junior foi contratado pela empresa Engeselt Engenharia, que oferece serviços elétricos. “A Unoeste foi o ponto de partida para essa oportunidade. Passei por um processo seletivo da universidade e consegui a vaga de estágio em uma empresa com o segmento do meu sonho”, revela.
Para o aluno, a instituição contribuiu no processo de conquista da vaga. “Na minha rotina de trabalho realizo análise estrutural de postes de energia elétrica, com cadastramentos específicos dos atributos do poste. E sei que pela faculdade de engenharia ser bem conceituada e ter um corpo docente excelente, prospecto um futuro brilhante e cheio de novas experiências nesta empresa”, diz.
Mobilidade Acadêmica
Juliana Barreto é aluna do último termo do curso de Arquitetura e durante a graduação fez intercâmbio na Espanha com bolsa do programa de mobilidade internacional do banco Santander. Para ela a experiência mostrou que o estudante deve buscar o melhor. “Foi uma experiência enriquecedora. O tempo que fiquei lá foi suficiente para reconstruir relações, reformular hipóteses, reconfigurar perspectivas e, principalmente, construir afetos”, relata.
Para ela o apoio da instituição é importante no processo de adaptação e refletir sobre o futuro. “Sempre tive o respaldo da Unoeste, por meio do Departamento de Intercâmbio e Mobilidade Acadêmica e da coordenação do meu curso. Nesse processo, acredito que a graduação e o intercâmbio me ajudaram a conseguir trilhar um caminho que proporcionasse construir pontes com pessoas que se somaram a minha jornada”, diz
Esporte e cultura
A universidade também estimula o esporte e lazer dentro de suas dependências. Inclusive, os acadêmicos podem fazer parte da Atlética Fepp e Atlética Unoeste. Samuel Henrique é o presidente da atlética da faculdade de engenharias e explica como funciona a equipe. “Apesar da participação ser voluntária, as rotinas de reuniões e o próprio convívio agregam não só no lado pessoal como também no profissional, trazendo aprendizagem e podendo desenvolver habilidades extracurriculares”, diz.
Ele pontua ainda que a instituição disponibiliza uma sala para ser a sede da atlética, além das quadras e o campos para as práticas esportivas, mediante agendamento. “A nossa participação em ações sociais despertam uma responsabilidade social, e o atleticano ainda realiza o networking que pode ser bem efetivo após a conclusão do curso, já que estamos em frequente contato com profissionais de nossas futuras áreas”, acredita.
Vem para a Unoeste!
Que tal aproveitar uma das melhores infraestruturas do país e se tornar um engenheiro ou arquiteto? Ainda dá tempo de começar os estudos em 2021 com bolsas de estudos. Clique aqui e conheça as possibilidades de ingresso.