29/10/2021

Cursos da Unoeste entregam brinquedos no Lar Santa Filomena

Entrega está prevista para às 10h deste sábado (30); serão distribuídos mais de cem presentes

Os brinquedos arrecadados na campanha serão entregues para mais de 100 crianças do Lar Santa Filomena (Foto: João Paulo Barbosa)

 

Em mais uma ação do projeto “Educação em saúde, tecnologia, literatura, artes: sinergia para a inclusão social”, cursos da Unoeste se uniram para arrecadar brinquedos para mais de 100 crianças assistidas pelo Lar Santa Filomena. Como parte das comemorações do mês da criança, o projeto idealizado pela Faculdade de Informática (Fipp) teve o apoio do comércio local que doou brinquedos para a distribuição às crianças que estão em situação de vulnerabilidade. A campanha de arrecadação durou o mês todo e a entrega será às 10 horas de sábado (30), no próprio Lar.

Conforme a professora doutora Édima de Souza Mattos, essa ação de extensão da Fipp serve de exemplo para a formação cidadã dos assistidos. “Já realizamos algumas ações no local e é visível o carinho e recordação que as crianças têm quando retornamos. Então, as atividades funcionam também como um momento de reflexão para que a criança, de maneira particular, reflita sobre o que ela deseja ser o futuro”, conta.

Ela ainda destaca a importância de dar visibilidade às instituições que realizam trabalhos com crianças e idosos. “É uma via de mão dupla, buscamos trazer a realidade externa para o assistido e, na contramão, nossos alunos irão conhecer as unidades de acolhimento. A ideia é sensibilizar pelas diferenças. O projeto faz a ponte entre o aluno e o idoso e também os alunos de frente com crianças e outros jovens que vivem realidades diferentes”, explica.

Conforme o coordenador do curso de Sistemas de Informação, Haroldo Alessi, o projeto conta com a participação de outras áreas do conhecimento, o que torna ele amplo e importante na promoção da formação dos assistidos. “Desde 2004 realizamos esse projeto. Ele é bem amplo, por isso a parceria com outros cursos da universidade contribui para que as atividades sejam efetivas, levando atendimento às instituições do município e benefícios as crianças e idosos que que compõem o público atendido”, ressalta.

Para as responsáveis pelo projeto Conhecimento Além da Escola (CAE), que atende as crianças do Lar Santa Filomena, a assistente social Adriana do Amaral Cunha e a psicóloga Gisele Aparecida Spineli, as ações realizadas pela Unoeste são essenciais. “Essa parceria é vista com muita gratidão! A universidade realiza as ações com a professora Édima e com outros professores e todas elas em benefícios das crianças”, fala a assistente social.

Adriana explica que o projeto CAE atende crianças em situações de vulnerabilidade social, “por isso toda a contribuição é bem-vinda”. Ela faz o apelo para que as pessoas se solidarizem com o Lar. “Temos o apoio da Unoeste em alguns projetos, mas pedimos a colaboração de todos. Aceitamos doações de roupas, sapatos, alimentos e até mesmo de objetos para vendermos em nosso bazar. Todo o dinheiro é revertido em atendimento às crianças”.

O Projeto

O projeto “Educação em saúde, tecnologia, literatura, artes: sinergia para a inclusão social”, realiza atendimentos de educação em saúde: higiene corporal e saúde bucal; orientação sexual: puberdade; campanhas de arrecadação de alimentos, produtos de higiene; incentivo à leitura e à prática de técnicas de artes. Além dos cursos da Fipp (Ciência da Computação, Jogos Digitais e Sistemas de Informação), também estão envolvidos nas atividades Artes Visuais, Pedagogia, Odontologia, Medicina, Estética e Cosmética.

O diretor da Faculdade de Informática, Moacir Del Trejo, destaca que iniciativas que contribuem com a sociedade são essenciais. “Depois de dois anos, praticamente, nada melhor do que levar uma animação para as crianças. Acredito que esse papel social da universidade é fundamental, pois não existe universidade sem ação social”, finaliza, parabenizando os professores responsáveis pelo projeto.

Serviço

Para contribuir com o Lar Santa Filomena entre em contato pelo telefone ou WhatsApp: (18) 99130-8947.

Moacir Del Trejo, diretor da Fipp; a professora doutora Édima Mattos; e o coordenador de cursos, Haroldo Alessi


Legenda: Os brinquedos arrecadados na campanha serão entregues para mais de 100 crianças do Lar Santa Filomena
Créditos: João Paulo Barbosa
Legenda: Moacir Del Trejo, diretor da Fipp; Haroldo Alessi, coordenador de cursos; e a professora doutora Édima Mattos
Créditos: João Paulo Barbosa