23/06/2022

Curso destinado à terceira idade encerra 1º semestre

O projeto Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) oferece diversas atividades para idosos

Encerramento aconteceu no campus da Unoeste em Guarujá (Foto: Cedida)

 

O projeto Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) é uma realização inédita na cidade de Guarujá. Com foco no atendimento ao público idoso, as ações visam promover o bem-estar e oferecer informações sobre saúde. Nesta quarta-feira (22), os alunos e professores reuniram-se para a despedida do semestre com uma festa junina. O encontro ocorreu no campus da melhor universidade particular do litoral paulista.

Para a dona Clara Cardoso de Oliveira, 79, natural do Rio Grande Sul, participar das aulas na Unoeste foi incrível. “Sou suspeita para falar, eu adorei! Eu morava em Porto Alegre (RS) e lá era diferente, tanto que na segunda aula eu desisti. Aqui as pessoas são solidárias e receptivas. Eu estou adorando, estou amando mesmo e isso está me fazendo bem”, conta ao recordar das atividades físicas (dança e jogos) feitas durante as aulas de educação física na Unati.

A professora Aline Cacozzi, organizadora e coordenadora do projeto, afirma que todas as ações só foram possíveis pela responsabilidade social da universidade. “É importante falar que a Unoeste abraçou esse projeto. Então, hoje, todo mundo aqui, todos os funcionários, todos os professores comentam sobre o projeto e também querem fazer parte. E isso é muito bacana de ser ver, é uma expansão”.

Ainda, para ela, encerrar o primeiro semestre de realização neste clima descontraído é ter a certeza de um trabalho bem feito. “Tenho gratidão e felicidade nesse momento por cada mensagem que a gente recebe, cada fala dos alunos, cada sorriso, cada olhar... É saber que valeu a pena todo o trabalho da equipe. Isso motiva a gente a programar um novo semestre com cursos mais dinâmicos e inserir outros professores nas atividades, além de usufruir de toda a estrutura da universidade, os laboratórios, a Sala Betha e outros”.

Unati

O Unati tem o objetivo principal de proporcionar a socialização e a educação permanente ao idoso, bem como melhorar a qualidade de vida e proporcionar o envelhecimento ativo com participação e inclusão social. Os encontros ocorrem três vezes por semana, no período da tarde. No primeiro semestre, os alunos participantes tiveram aulas de Filosofia e Literatura, Processo de Envelhecimento Saudável, Redes Sociais, Psicologia Positiva, Noções de Direito, Noções Básicas de Gestão, Atividade Física e Lazer.


Legenda: Encerramento aconteceu no campus da Unoeste em Guarujá
Créditos: Cedida