28/02/2020

CPA Unoeste lança segundo livro de produção acadêmica

Obra traz como uma das novidades participação de autores de universidades internacionais

Foto: Ector Gervasoni

Professores autores da Unoeste apresentaram suas experiências vivenciadas pela CPA

 

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unoeste acaba de lançar o segundo livro de produção acadêmica e o primeiro de cunho internacional. Com o propósito de compreender o cenário complexo da avaliação institucional nas últimas décadas, a obra mostra comprometimento com a qualidade da educação, com o papel da CPA na gestão institucional e com o planejamento estratégico nas universidades.

De acordo com a professora e organizadora da obra, Dra. Alba Regina Azevedo Arana, o livro está dividido em duas partes: a primeira, produzida por pesquisadores e professores convidados de várias instituições renomadas, e a segunda parte com apresentação de experiências vivenciadas pela CPA da Unoeste.

“Os autores são professores e pesquisadores nacionais e internacionais que pensam, pesquisam e vivenciam a gestão educacional em instituições de ensino superior apresentando suas práticas. O livro retrata temas, caminhos e desafios da gestão no âmbito da pesquisa e ensino, respeitando diferentes opiniões e possibilitando a expressão e estilo de cada autor”, explica a professora.

Como informado anteriormente, esta segunda publicação traz contribuições de autores internacionais como o consultor em educação Horacio Barreda Tamayo, da Universidade Nacional San Agostin, do Peru; Norberto Fernández Lamarra, da Universidade Nacional de Tres de Febrero, e Natalia Coppola, da Universidade Nacional Scalabrini Ortiz, ambos da Argentina. “Temos também a participação de autores brasileiros como o pesquisador José Carlos Rothe, da Universidade Federal de São Carlos [Ufscar] e Robson Quintilio, pesquisador tecnologista em informações e avaliações educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira [Inep], por exemplo. Além disso, o prefácio foi feito por Antonio Nóvoa, reconhecido no mundo inteiro pelas contribuições na educação superior”, salienta Alba.

A professora revela ainda que o primeiro livro da CPA teve boa repercussão ao salientar o papel da comissão na instituição e poder ser retratado como um exemplo de dinamicidade da CPA da Unoeste.

CPA Unoeste

A Comissão Própria de Avaliação existe para implementar e conduzir a autoavaliação institucional, além de constituir como parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que funciona como elo entre a instituição e o Inep, órgão do Ministério da Educação (MEC).  “A CPA da Unoeste coordena o planejamento estratégico do processo de autoavaliação institucional, organizando e divulgando os resultados como suportes às ações estratégicas de melhorias, garantindo a apropriação das mesmas pela comunidade acadêmica. “Um de seus objetivos é consolidar a cultura de avaliação interna no sentido de que todos os atores se coloquem em um processo de reflexão e autoconsciência institucional. Os livros, ora mencionados, foram estruturados por meio da riqueza de materiais gerados do dinamismo de trabalho da CPA”, explica a coordenadora da CPA da Unoeste, professora Aparecida Darcy Alessi Delfim.

O segundo livro recém-lançado está sendo vendido exclusivamente pela internet, tanto no formato físico, quanto no digital, através do site da editora.


Legenda: Professores autores da Unoeste apresentaram suas experiências vivenciadas pela CPA
Créditos: Ector Gervasoni
Legenda: Professora Dra. Alba Regina Azevedo Arana, organizadora da obra
Créditos: Marcela Pacheco