27/07/2022

Covid-19: estudo visa investigar efeitos adversos da vacina

Objetivo do estudo é informar e incentivar a população sobre a importância da vacinação

Projeto de pesquisa visa analisar efeitos das vacinas da Covid-19 (Foto: Gabriela Oliveira)

O mundo foi pego de surpresa com a pandemia da Covid-19, deixando marcas e perdas em milhões de famílias. Para combater o vírus em tempo recorde, foram desenvolvidas vacinas de dois tipos, as gênicas (Pfizer) e as vetoriais (Oxford, AstraZeneca e Janssen). Os estudos científicos confirmaram que elas eram seguras e com um grande índice de eficácia. Entretanto, com o tempo curto de desenvolvimento, aprovação e aplicação em larga escala, surge também as fake news, afastando uma parcela da população do imunizante por conta de possíveis consequências. Diante disso, um projeto de pesquisa desenvolvido na Faculdade de Medicina da Unoeste em Jaú visa analisar se houve efeitos colaterais em estudantes do mesmo curso.

O estudo tem à frente Ane Caroline Tedeschi Gonçalves, aluna do 5º ano da Medicina e a primeira contemplada no campus jauense com uma bolsa pelo Programa Institucional de Iniciação Científica (Pibic). Conforme a professora e orientadora Dra. Graziela Romagnoli Castilho, “o projeto proposto irá investigar se houve efeitos adversos e, se sim, quais os mais prevalentes, para classificá-los em não graves e graves, e se houve diferença de prevalência entre as variáveis sexo e idade com o tipo vacinal”.

Para obter êxito no resultado dos estudos, Ane e sua orientadora contarão com o apoio dos professores das Faculdades de Medicina dos três campi da Unoeste (Jaú, Guarujá e Presidente Prudente): André Fellipe Freitas Rodrigues, Sueli Cristina Schadeck Zago, Adriana Pina, Tatiana Huvos Fava, Tisuko Sinto Rinaldie, Fernanda Pataro Marsola Razera (co-orientadora) e José de Oliveira Costa Filho que é médico e coordenador do curso de Medicina em Jaú. Os professores irão aplicar um questionário aos alunos da graduação para que possam, a partir dos resultados, estudar se houve ou não os efeitos colaterais da vacina e a gravidade de cada um.

Por fim, Ane acredita que será uma pesquisa com resultados importantes para a área da saúde, já que o objetivo é ganhar conhecimento sobre as vacinas contra a Covid-19 para incentivar a adesão da população nas campanhas de imunização de forma embasada.


Legenda: Projeto de pesquisa visa analisar efeitos das vacinas da Covid-19
Créditos: Gabriela Oliveira