Comepp 2023 discute o futuro das inovações médicas
Maior congresso médico estudantil da região segue até a próxima quarta-feira (1) no campus 1 da Unoeste e conta com a participação de profissionais renomados para compartilharem experiências
Mesa-redonda com os palestrantes da abertura do 31º Comepp, no Teatro César Cava (Foto João Paulo Barbosa)
Tendo começado na última sexta-feira (27) com a realização de workshops, a 31ª edição do Congresso Médico Estudantil de Presidente Prudente (Comepp), realizada pela Faculdade de Medicina (Famepp/Unoeste) e com a organização do Diretório Acadêmico Dr. José Hamilton do Amaral (DAJHAM), teve sua abertura oficial ontem à noite (20) no Teatro César Cava e segue até esta quarta-feira, dia 1º de novembro. Na primeira noite de palestras, o médico Dr. Cauê Gasparoto Bueno discorreu sobre "O Mercado da Medicina nos Próximos Anos: Como se tornar um profissional de destaque?", enquanto o médico ortopedista e ex-aluno da Unoeste Dr. Nemi Sabeh Junior abordou o tema geral do evento “O futuro das Inovações Médicas”. Na sequência, ambos participaram de uma mesa-redonda para responder questionamentos do público presente.
Na primeira palestra, Dr. Cauê fez um alerta ao uso da tecnologia na área da saúde e sinalizou como será o futuro para os profissionais da saúde. “O profissional precisa se atentar as inovações e empreendedorismo e quais são as novas competências que nós profissionais de saúde devemos ter. Como os médicos devem atuar no mercado, principalmente agora que ele está saturado, cada vez mais complexo, custoso, e havendo a necessidade da gente formar pessoas para resolver problemas que a gente enfrenta no dia a dia na saúde”, sustentou o médico que, pela primeira vez, visitou a Unoeste e se encantou com o Teatro Cesar Cava e os laboratórios tecnológicos como a Sala Betha e ArenaLab.
Já em seu momento de fala, o ex-aluno da Famepp Dr. Nemi pontuou a alegria de estar novamente na Unoeste. “Primeiramente sou muito grato e honrado de estar novamente nesta casa. Sou formado pela Unoeste em 2001 e sempre é um prazer estar aqui e compartilhar um pouco do que sei para todos e mostrar o caminho que percorri”. No início de sua palestra o médico destacou a abordagem que seria feita na noite. “Vamos conversar sobre a tecnologia, o avanço da medicina dentro da tecnologia e quais são as novas tendências da área médica que estão sendo desenvolvidas no mundo”.
Mesa principal
Na cerimônia de abertura, a mesa principal foi composta pela coordenadora administrativa do curso de Medicina, Dra. Ilza Martha de Souza, pela coordenadora geral do curso, Dra. Nilva Galli, pelo diretor das Faculdades de Medicina da Unoeste (Prudente, Jaú e Guarujá), Dr. Murilo de Oliveira Lima Carapeba, pelo pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste e, ainda, pela professora doutora Gisele Alborghetti Nai representando os demais preceptores, os doutores Ana Cláudia Espósito Lemos e Crystian Bitencourt Soares de Oliveira, além da discente e presidente do Diretório Acadêmico, Roberta Brinholi.
De acordo com o Dr. Murilo, o Comepp cresce a cada ano e isso reflete na qualidade de formação profissional que é oferecida pela instituição. “Sou suspeito e toda vez falo isso. Meu coração se alegra em ver esse engajamento de todos do Diretório e de vocês alunos que estão participando. O congresso está impecável, agradeço aos alunos e preceptores. O conhecimento é algo que nos transforma e esse aprendizado engrandece o homem. E estar aqui vendo essa busca por conhecimento que vocês têm me deixa muito satisfeito. Sabemos que é oferecido um ensino de qualidade e isso se comprova pela presença de todos aqui. Desejo uma boa noite de congresso e que todos possam aproveitar”, discursou aos presentes.
Para o pró-reitor Acadêmico, a participação dos estudantes de Medicina no congresso é a principal motivação para sua realização que melhora a cada edição. “Me sinto muito lisonjeado pelo convite e por esse momento, por esse teatro estar cheio, pelos temas escolhidos pela organização, por toda essa organização. A Unoeste é honrada em sediar esse evento. Aproveitem e todos os demais momentos”, disse o Dr. Creste.
Por fim, a presidente do Diretório Acadêmico, Roberta Brinholi, destacou a qualidade do evento e a importância de estar integrada ao Diretório que muito tende a contribuir para sua formação. “O Comepp é o maior congresso estudantil da região e estar à frente dele e do Diretório me ajudou a crescer pessoalmente e profissionalmente. Neles aprendi a me impor, a saber lidar com desafios e empecilhos e ter vários planos. Podem esperar ótimas palestras com profissionais relevantes. E que seja um congresso de muito conhecimento, contribuindo na aprendizagem de cada um presente nessa semana”, desejou ela aos futuros colegas médicos.
+ COMEPP
A noite de abertura também teve apresentação cultural além das palestras e da mesa-redonda por meio da qual os conferencistas responderam questionamentos da plateia. A primeira noite foi finalizada pelo Dr. Nemi que convidou a todos os alunos da Medicina Unoeste a cantar o hino da Atlética da Medicina, o famoso “Ratrê”, que foi aplaudido por todos os presentes.
A programação do evento segue até quarta-feira (1) com diversas ações, entre elas módulos, simpósios e workshops. Então clique aqui e veja a programação completa.