Campanha solidária ao idoso envolve curso de Direito e OAB
Arrecadação e doação de fraldas geriátricas ocorre em momento crítico do foco da saúde pública na Covid-19
Foto: Cedida
Professora Luciana e o aluno presidente do CAD, João Pedro Martins, organizam as fraldas para doação
Dentre os vários impactos causados pela pandemia do coronavírus, está a falta de recursos financeiros suficientes para atender todas as áreas da saúde pública, já que o combate à Covid-19 tem sido o foco. Ao longo dos últimos quatro meses, as prioridades têm sido medicamento, consultas, cirurgias e suplementos vitais. Um dos grupos impactados é o dos usuários de fraldas geriátricas.
Para suprir essa necessidade dos idosos, o curso de Direito da Unoeste e a 29ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Presidente Prudente, estão juntos numa campanha de arrecadação e doação para os que dependem dessa demanda até então suprida pelo estado através de solicitação administrativa ou com a intervenção de ação judicial, mas que passou a ser negada.
A advogada e professora universitária Luciana Cláudia Silva Lima conta que a ideia da campanha surgiu de informação do Centro de Referencia do Idoso (CRI) da FelizIdade, sobre a interrupção de atendimento às solicitações administrativas pelo Departamento Regional de Saúde (DRS-11) e da negativa do judiciário mediante a alegação de abrupta diminuição de recursos pelo estado, ajustados às prioridades.
A campanha do Direito Unoeste e da OAB Prudente está centrada nas redes sociais, com o apelo para que as doações sejam levadas à Casa do Advogado, com sede em Prudente e que fica na confluência do Parque do Povo com a rua Dr. João Gonçalves Foz. A campanha está aberta a toda comunidade prudentina. O curso de Direito já conseguiu arrecadar 280 fraldas até agora.
O Centro Acadêmico de Direito (CAD) Luís Roberto Barroso está contribuindo também com a triagem, para que as fraldas cheguem aos mais necessitados, por meio de entidades de atendimento aos idosos. A campanha é encabeçada pelo presidente e vice da OAB, Wesley Cotini e Deborah Zola; presidente do CAD, João Pedro Martins e a também professora Márcia Lucchino Ferreira, sob a supervisão de Luciana.
A boa relação institucional da Unoeste com a OAB resultou em mais essa ação, desta vez em solidariedade aos idosos. Sobre a importância de ter a Ordem dos Advogados como parceira, a advogada e professora afirma que se trata de um órgão dotado de credibilidade, sempre promovendo eventos de cunho social, mobilizando toda a sociedade para ajudar o próximo.