28/04/2021

Calouros da Unoeste Jaú se unem para doação de medicamentos

Ação faz parte do Trote Sustentável e arrecadou 746 caixas de medicamentos, que foram entregues à Secretaria de Saúde do município

Em uma das tarefas do Trote Sustentável, calouros da Unoeste Jaú arrecadam 746 caixas de medicamentos para doação ao munícipio (Crédito: Thais Gonçalves)

Você sabia que aqueles remédios que sobram no fundo da gaveta podem ajudar muito quem precisa? Dar um destino para esses fármacos esquecidos é uma forma sustentável de ajudar o próximo e evitar o consumo desnecessário.  Pensando nisso, o tradicional Trote Sustentável da Unoeste do Campus de Jaú, nesse primeiro bimestre teve como uma de suas ações a arrecadação de medicamentos que estão dentro do prazo de validade.

A mobilização dos novos alunos da Medicina e da Enfermagem Jaú arrecadou ao todo 746 caixas de medicamentos, que foram entregues nessa terça-feira (27) à secretaria de saúde do município. De acordo com a chefe da pasta, Ana Paula Rodrigues, será feita uma triagem para a distribuição dos medicamentos na cidade, onde as farmacêuticas irão primeiramente separar as medicações que possam atender os pacientes de ação judicial e do alto custo que aguardam pelos fármacos e o restante será distribuído nas unidades básicas de saúde.

Ana Paula ressalta que a iniciativa da faculdade em promover o Trote Sustentável contribui muito com a população, principalmente em relação aos remédios arrecadados. “Para a cidade, esse tipo de iniciativa é ótimo, mesmo porque com a virada da gestão, nós estamos com desfalques em alguns medicamentos de rede e ação judicial, então toda e qualquer doação, principalmente de fármacos, para a gente é muito bem-vinda. Com certeza, com essa doação conseguiremos atender várias pessoas que estão precisando desses remédios”.

O coordenador do curso de Medicina, Dr. José Oliveira Filho, destaca que a ação de arrecadação de medicamentos não utilizados nas casas dos estudantes, assim como nas casas de parentes e amigos tem inúmeros benefícios. “É benéfico tanto para a formação do estudante, que desde o início do curso se sensibiliza com a importância do não desperdício de medicamentos e com o desenvolvimento sustentável da sociedade, assim como pelos benefícios diretos da reutilização dos medicamentos, evitando a produção de novas doses desnecessariamente e ainda aumentando o acesso aos medicamentos por pessoas que eventualmente não os poderiam adquirir, principalmente neste cenário de pandemia e crise econômica sem precedentes”, pontua Dr. José.

Segundo a professora responsável pelo projeto, Dra. Rafaela Fadoni Alponti Vendrame, o propósito das ações é integrar os novos alunos com a comunidade acadêmica de forma sustentável, sem impor nenhum tipo de humilhação e constrangimento no período de trote aos calouros e ainda contribuir com o meio ambiente. “As ações que estamos realizando, assim como as atividades de extensão, visam também aproximar a comunidade do município com a Unoeste, pois a faculdade está aqui também para contribuir com a cidade”, acrescenta a professora.

Calouras do curso de Medicina e representantes da turma, Camila Pereira Schiavo, 22, e Maítê Bughi Paredes, 28, contam que participar dessa ação foi muito gratificante, pois puderam contribuir com a sociedade de alguma forma, principalmente nesse momento tão difícil. “Com as doações dos medicamentos várias pessoas vão poder utilizá-los, ainda mais nesse contexto de pandemia, onde grande parte das pessoas teve sua renda comprometida ou zerada e não pode comprar esses fármacos”, destacam.

Próximas Ações

Além da doação de medicamentos, para o primeiro semestre de 2021 a Unoeste chegou a oito ações e metas onde os calouros podem contribuir muito por um planeta solidário e sustentável, exigindo deles apenas a dedicação de algum tempo. São eles: doação de papéis para reciclagem; de algum item em bom estado (roupa ou utensílios domésticos); de uma muda florífera para o projeto paisagístico da faculdade com a prefeitura municipal; de material escolar; do incentivo à agricultura familiar, substituindo uma compra de supermercado por uma compra na feira municipal; do plantio de árvores; e do cadastro do redome e/ou doação de sangue.

“Dentre as oito ações propostas pelo projeto para esse primeiro semestre de 2021, realizamos no primeiro bimestre quatro, sendo elas a doação de medicamentos, de roupas e utensílios em bom estado, de material escolar e de papel para reciclagem. As outras quatro vão sendo realizadas ao longo do segundo bimestre”, explica a Dra. Rafaela.


Legenda: Em uma das tarefas do Trote Sustentável, calouros da Unoeste Jaú arrecadam 746 caixas de medicamentos para doação ao munícipio
Créditos: Thais Gonçalves
Legenda: Dra. Rafaela, professora responsável pela ação, e o coordenador da Medicina Jaú, Dr. José, fizeram a entrega dos medicamentos à secretária de Saúde, Ana Paula Rodrigues (centro)
Créditos: Thais Gonçalves