Business School Unoeste é uma proposta alinhada ao mercado
Empresários aprovam nova estrutura e metodologia apresentada pela universidade e ainda afirmam acreditar na necessidade e na importância desse movimento
Dr. José Eduardo Creste deu as boas-vindas aos convidados do evento na BSU (Foto: João Paulo Barbosa)
“Bem-vindos ao futuro!”. A fala é do pró-reitor Acadêmico da Unoeste, Dr. José Eduardo Creste, durante apresentação da nova estrutura da Business School Unoeste (BSU), que fica no campus 2 da Unoeste, a empresários de Presidente Prudente e região, na noite de quarta-feira (14). Para ele, a nova proposta dos cursos de gestão da instituição segue o DNA do fundador da Unoeste, o Professor Agripino de Oliveira Lima Filho. “Esse momento é emocionante e me remete muito ao Professor Agripino que tinha essa visão de grandeza de futuro, de olhar empreendedor. Nós queremos buscar algo novo, algo que mude, que transforme a sociedade em que vivemos. Nossa proposta é transformar o oeste paulista e elevar o valor dessa região. É um momento histórico de estrutura, mas também de mudança de metodologias, somos formadores de profissionais que futuramente estarão trabalhando com vocês”, disse aos presentes.
Para a diretora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Nancy Okada, a noite de ontem já era muito aguardada. “Estou muito emocionada para apresentar não só a estrutura que estamos inovando em termos de sala de aula, mas também do nosso trabalho que é feito por meio de uma via de mão dupla, universidade e comunidade”, destacou, acrescentando que o foco da BSU são ações práticas. “Trabalhamos com a qualificação de nossos docentes que possuem experiência de mercado e a colaboração e interação de vocês [empresários] para saber quais são os profissionais que o mercado precisa para atender as demandas. Nossa intenção é proporcionar ao aluno o pensamento crítico para que não sejam profissionais reprodutores de conhecimento, mas que enxerguem dentro de suas atribuições maneiras diferentes de solucionar problemas”, pontuou.
O pró-reitor Administrativo, Guilherme de Oliveira Lima Carapeba, destacou as ações da reitoria da universidade na proposta de inovação das ações institucionais. “A reitoria está de portas abertas. É um enorme prazer receber novas e loucas ideias que são articuladas pelos coordenadores com a participação dos professores para melhorar o ensino dos alunos. Como foi exposto na apresentação, isso é o futuro. Por muitos anos a educação que conhecíamos era composta de uma carteira, lousa, giz e professor e isso mudou. Buscamos acompanhar as mudanças e evoluir, nossa intenção é sempre possibilitar o melhor conhecimento aos alunos. Esperamos atender e despertar uma curiosidade nesses futuros profissionais para que eles se lancem ao mercado de trabalho cada vez mais qualificados”.
Em sua fala, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, ressaltou a necessidade da articulação de ações junto à comunidade. “A universidade precisa ter contatos com a sociedade, conexão com a pesquisa, com o ensino, e precisa levar e proporcionar bem-estar a quem precisa. Sabemos o quanto de desafios temos que enfrentar diariamente na gestão, e isso é o que a BSU acompanha. Portanto, a formação precisa de conexão com problemas reais que junto a uma estrutura de vanguarda com professores compromissados, alunos com vontade de ter uma formação qualificada e carreira profissional brilhante agregam valores. É o que chamamos de geração de valor, que é levar uma contribuição efetiva para todos os negócios que eles passarem”, reforçou.
Aprovação
Para empresários, representantes de classes e profissionais que ocupam cargos de gestão em Prudente e região, e que estiveram presentes na apresentação, a estrutura da BSU proporcionou encantamento. Mauricio Caldeira é gerente administrativo do Oeste Saúde e destacou a importância da proposta. “De imediato aceitamos estar envolvidos e entendo ser de extrema importância essa nova metodologia que a Unoeste está lançando no mercado. Acredito muito nessa nova proposta e penso que assim podemos ter novos profissionais comprometidos no mercado de trabalho. Acreditamos muito no futuro da BSU”.
Camila Sala Ferro Barbado é gerente da unidade do Sicredi na avenida Coronel Marcondes em Prudente e acredita que a inovação da BSU é uma grande proposta. “Estamos aqui para buscar profissionais com uma visão de futuro. Hoje o conceito intelectual é importante, mas é preciso também do controle emocional, precisamos de profissionais que saibam falar, negociar e é isso que a Sicredi procura”. Pensamento compartilhado pelo presidente do Supermercados Estrela, Marcelo Nicoluci. “A BSU é inovadora, levando a prática junto à teoria. Como empresário fico feliz porque isso aprimora nossos conhecimentos e traz para nossa área profissionais qualificados. Nesses novos tempos que precisamos nos reinventar, a Unoeste está fazendo isso da melhor maneira”.
Por fim, a contadora e assessora da Associação das Empresas de Contabilidade (Assescop), Maria de Lourdes Pinto da Silva Ferreira, pontou seu contentamento com a Unoeste. “Esse evento da BSU foi muito bacana, muito inovador, a estrutura é magnifica e a proposta excelente. Ver a universidade preocupada com a formação prática, com essa proposta alinhada as necessidades do mercado me causa a sensação de um sonho realizado”, concluiu a contadora com mais de 35 anos de atuação na área.
Noite de festa!
Além de convidados, docentes e representantes da reitoria, o lançamento da nova estrutura da Business School Unoeste também foi acompanhada por alunos envolvidos na Facic Jr. Dividida em três etapas, a noite contou com apresentação de todo o projeto da escola de negócios e apresentação da universidade por meio de produções audiovisuais. Logo após, todos os convidados participaram de uma dinâmica coletiva, conduzida pelo professor e artista plástico Josué Pantaleão. Em seguida, eles participaram de sorteio de brindes doados pelo Oeste Saúde e do quadro confeccionado durante abertura. Para finalizar o evento, todos os presentes participaram de um coquetel preparado pelo curso de Gastronomia.
O pró-reitor Guilherme Carapeba com a diretora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicas, Nancy Okada (Foto: João Paulo Barbosa)