Bom resultado do Transforma em Bataguassu sugere nova edição
Gestores municipais esperam receber novamente as ações de prevenção à saúde e outros serviços da Unoeste no ano que vem
Atendimento odontológico na sala de aula (Foto: Homéro Ferreira)
A realização do Programa Unoeste Transforma causou encantamento em Bataguassu (MS), a tal ponto que gestores municipais solicitaram agendamento prévio para nova edição no ano que vem. Em nome do prefeito Akira Otsubo, a secretária municipal de educação e cultura Regina Duarte de Barros Dovale tocou no assunto durante a cerimônia de abertura e reafirmou a intenção no final do evento na manhã de sábado (6) na Escola Municipal Marechal Rondon.
Posicionamento ratificado pela secretária municipal de assistência social, a pedagoga e advogada Suely Otsubo, filha do prefeito, em conversa com o pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi. No entendimento de Suely, pelos serviços prestados e em razão do atendimento à comunidade, o programa é tão bom que poderia acontecer na cidade mais de 1 vez por ano. O secretário municipal de comunicação Rui Spinola Barbosa tem o mesmo pensamento sobre a qualidade e alcance social do programa.
Prefeito abraçou a causa
Para a diretora Patrícia Kelly Trindade Vantini, o evento foi maravilhoso. “A comunidade compareceu. Os pais vieram na escola”, pontou e disse que o concurso de desenho do Programa Unoeste + Cultura, coordenado pelo professor Josué Pantaleão, foi muito bom. “Nossa equipe abraçou a ideia. Teve a participação da família. O tema Mãe, mulher que eu admiro, envolveu o emocional das crianças. Foi um trabalho em equipe, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e outras secretarias”, disse.
“Superou as nossas expectativas”, afirmou a secretária Regina. “A gente achava que não tinha toda essa dimensão, com esse aparato e preparo envolvendo a equipe docente e até o pró-reitor; todos engajados. Não é algo solto. É tudo integrado. A gente achava que viria menos pessoas, que seria algo mais restrito. Para o ano que vem teremos uma presença maior da comunidade. O prefeito Akira Otsubo abraçou a causa junto conosco e o sucesso do evento tem o olhar dele”, comentou. Outros secretários estiveram presentes e José Carlos Zanardo ´Zelão´, da Administração, compôs a cerimônia de abertura.
Aberta para parcerias
Na abertura, nas falas do Dr. Adilson e Regina foi enaltecida a iniciativa do nutricionista Matheus dos Santos Felipe, egresso da Unoeste e funcionário da Prefeitura, em articular o Unoeste Transforma para Bataguassu, fazendo contato e tratativas de organização com a coordenadora de ações extensivas gerais da universidade, professora Cidinha Martines que esteve na escola, que sediou o mutirão de saúde e outros serviços, para tratar do assunto.
A Câmara Municipal se fez representar pela vereadora Eliane de Oliveira Souza que parabenizou o envolvimento da iniciativa privada junto ao poder público para levar serviços à população. Nesse sentido, o Dr. Adilson disse que a Unoeste está aberta para as comunidades; apoiando políticas públicas e administrações municipais; formando seus alunos para as suas profissões e para a sociedade; colocando a universidade à disposição da Prefeitura e Câmara para outras parcerias.
Números expressivos
Parceira do Programa Unoeste Transforma, a Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp) contribuiu e esteve presente com sua equipe no evento, liderada pela diretora superintendente Maria Eugênia Crivellaro Leandro. Nessas relações comunitárias são comuns os encontros com egressos e dentre os de Bataguassu, Rui Spinola manifestou satisfação em ter feito Odontologia na Unoeste, sua primeira formação de nível superior, “nos tempos da Dona Ana e do Professor Agripino”, contou.
Os números do Unoeste Transforma em Bataguassu são expressivos: 913 atendimentos prestados por 99 estudantes, orientados e acompanhados por 14 professores dos cursos de Biomedicina, Farmácia, Nutrição, Enfermagem, Agronomia, Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Medicina, Pedagogia (presencial e EAD) e Engenharia Química. Teve ainda a ação local do Maio Amarelo, de Atenção pela Vida no trânsito; que alcançou todos que estiveram na escola. O concurso de desenho teve 194 participantes, alunos dos 4º anos, sendo 24 premiados.