Aviso de pauta - 3º Dia do Amendoim e 1º Simpósio Brasileiro do Amendoim
Na próxima sexta-feira (15), a partir das 7h30, o campus 2 da Unoeste será sede para dois importantes eventos: o 3º Dia do Amendoim e o 1º Simpósio Brasileiro do Amendoim. Haverá atividades em área experimental de plantio e palestras à tarde com experts do setor. Confira algumas informações importantes acerca desses eventos:
Números expressivos – A cultura do amendoim no Brasil tem 80% da área plantada no estado de São Paulo que responde por 90% da produção nacional. A safra agrícola 2022/23 superou em 3,7 % a safra anterior, atingindo 689,2 mil toneladas, conforme o Instituto de Econômica Agrícola (IEA). Nas cinco principais regiões da Coordenadoria de Assistência Técnica e Integral (Cati), que representam 54,1% da produção paulista, estão Marília (14,1%), Tupã (13,1%), Jaboticabal (10,1%), Presidente Prudente (10,0%) e Assis (6,8%).
Novos conhecimentos – Neste cenário, o oeste paulista – sediado por Prudente – tem avançado e assume o protagonismo junto a instituições parceiras na produção e difusão de novos conhecimentos científicos e tecnológicos. A Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) tem centralizado as ações na pessoa do pesquisador Dr. Fábio Rafael Echer, referência no assunto e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, com oferta de mestrado, doutorado e pós-doutorado.
Participação internacional – Dois importantes eventos técnico-científicos estarão acontecendo sexta-feira (15) desta semana: o 3º Dia do Amendoim e o 1º Simpósio Brasileiro do Amendoim. Serão pelo menos 300 participantes e com o envolvimento de renomados pesquisadores do Brasil e da Argentina, como são os casos do Dr. Ignácio José de Godoy, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), e Dr. Ricardo Javier Haro, do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (Inta), da Argentina.
Forte impacto na mídia – Durante a manhã, a partir das 7h30, as atividades estarão concentradas em estações técnicas na área experimental do campus 2. À tarde, a partir das 13h, serão no Espaço Solarium, também no campus 2. Em 2022, no 1º Dia do Amendoim foram 120 participantes: técnicos, produtores e estudantes, de 36 municípios. Em 2023, no 2º Dia do Amendoim, foram 310 participantes, representantes de 74 municípios. Edição com forte impacto na mídia paulista e nacional, em mais 40 veículos.
Agregando valor – “Devido a importância que a cultura do amendoim ganhou para o oeste paulista, nesse ano, ao iniciar o planejamento do 3º Dia do Amendoim, sentimos a necessidade de organizar um evento diferente, que além da difusão das informações geradas na Unoeste e por instituições parceiras, pudesse agregar um ambiente de discussões mais amplas e que abrangesse um público mais diversificado ainda. Então, planejamos o 3º Dia do Amendoim e, junto, o 1º Simpósio Brasileiro do Amendoim”, conta o Dr. Fábio.
Instituições nacionais – Tamanha a importância dos eventos realizados pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia, que estão sendo apoiados por duas instituições nacionais – a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e a Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal – grandes empresas nacionais e multinacionais estão patrocinando. As inscrições são gratuitas, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível. São feitas no site da Unoeste, com acesso pelo mural da home page.
Serviço – Campus 2 da Unoeste, rodovia Raposo Tavares, km 572.