28/10/2024

Aulão de Exatas do Enem agita campus 1 da Unoeste

Mais de 200 estudantes do ensino médio participaram da atividade realizada no Teatro Universitário César Cava; iniciativa buscou revisar conteúdos que serão desenvolvidos na avaliação federal

Diversos estudantes do ensino médio participaram do Aulão de Exatas do Enem no campus 1 (Foto: João Paulo Barbosa)

 

No último sábado (26), a Unoeste realizou um aulão especial voltado às disciplinas de exatas, com foco na preparação para o Enem. O evento ocorreu no Teatro Universitário César Cava, no campus 1 de Presidente Prudente, e recebeu mais de 200 alunos de ensino médio, de escolas públicas e privadas da cidade e da região.

Com uma estrutura preparada para apoiar os estudantes em uma das etapas mais decisivas de sua trajetória educacional, o aulão é um exemplo do papel social que a universidade desempenha, possibilitando o acesso gratuito às aulas de alta qualidade, ministradas por alguns dos melhores professores da cidade.

O professor Jonas Antonio Padovani Ederli, idealizador do evento e docente nos cursos de engenharias da Faculdade de Engenharias e Arquitetura de Presidente Prudente (Fepp) da Unoeste, compartilhou como surgiu a ideia de criar essa manhã dedicada ao conhecimento.

“Trabalho como professor há vários anos e sempre ouço dos alunos as dificuldades que enfrentam, principalmente nas disciplinas de exatas. Aproveitei a estrutura da Unoeste, onde trabalho, e com o apoio do professor Creste, conseguimos realizar o evento, unindo esforços de professores destacados em Prudente, conhecidos por sua didática. É um evento pensado com foco social, para proporcionar um momento de aprendizado aos alunos, que em muitos casos não têm acesso a essa qualidade de revisão”, afirmou Jonas.

O aulão reuniu uma equipe de peso, formada por educadores renomados da região. Além do próprio Jonas, participaram o professor Júlio César Barrios (Colégios Braga Mello, Cristo Rei e Átomo), o professor Alexandre Parisotto (Ângulo e Poliedro), a professora Mônica Podsclan Faustino (coordenadora pedagógica do Colégio JP e atua na rede pública), o professor Leonardo Jacobino (Átomo e Poliedro) e o professor José Domingos Marchetti (Poliedro e Cristo Rei). Todos os docentes, como destacou Jonas, foram escolhidos a dedo por sua excelência acadêmica e experiência em preparar alunos para o Enem.

O conteúdo abordado no aulão foi cuidadosamente planejado, englobando temas recorrentes no exame, com ênfase em matemática básica – que corresponde a cerca de 50% da prova –, estatística, análise combinatória, probabilidade, funções, geometria plana e espacial, progressões aritmética e geométrica (PA e PG), além de tópicos específicos de física e química, como eletroquímica. Segundo Jonas, a seleção dos temas foi feita com o objetivo de cobrir o máximo possível de conteúdos essenciais. “O aluno que veio hoje certamente sairá mais preparado, pois focamos nos temas mais relevantes e recorrentes no Enem”, comentou o professor.

O compromisso social da Unoeste

Mais do que uma preparação para a prova, o aulão foi uma oportunidade para que os alunos conhecessem a estrutura da Unoeste e a possibilidade de continuar seus estudos na própria universidade. A instituição, reconhecida nacionalmente, é a segunda melhor universidade particular do estado de São Paulo e nota máxima no Ministério da Educação (MEC).

Jonas destacou o papel acolhedor da Unoeste, lembrando aos alunos que escolherem ficar em Prudente terão uma estrutura de ensino de alta qualidade, incluindo biblioteca completa, salas climatizadas e uma infraestrutura que proporciona o melhor ambiente de estudo. “A universidade é completa e está preparada para apoiar qualquer aluno que queira seguir sua carreira aqui”, acrescentou Jonas.

O coordenador do Comercial e Relacionamento da Unoeste, César Rafael, enfatizou a importância social deste evento, revelando como a universidade integrou um desejo dos professores da Fepp, Jonas e Beatriz de Mello Massimino Rotta, coordenadora do curso de Engenharia Civil, a uma estratégia de inclusão e apoio aos alunos do ensino médio.

“A proposta inicial era fazer um aulão para cerca de 100 alunos. Porém, com a crescente demanda e interesse dos estudantes, expandimos a estrutura para atender mais de 200 jovens. Essa iniciativa mostra que a Unoeste está engajada, que ela caminha ao lado dos estudantes, oferecendo suporte para que eles possam ingressar no ensino superior e utilizando o Enem como uma das principais formas de acesso”, ressaltou César. Ele ainda reforçou que a universidade oferece oportunidades e condições especiais para os ingressantes que utilizam a nota do Enem, alinhando assim a jornada do aluno desde o preparo para a prova até o ingresso.

Para César, o aulão também serviu para aproximar os alunos da realidade universitária, oferecendo uma experiência imersiva na estrutura da instituição. Disse ainda que a universidade está comprometida em compartilhar um dos seus maiores patrimônios: o conhecimento. “Aqui, estamos unindo o que temos de melhor — o conteúdo dos nossos professores e o conhecimento sobre o Enem. Queremos que os alunos façam a prova com confiança, sabendo que a universidade os acolhe e apoia desde agora”, destacou.

A importância do Aulão

Para Ana Beatriz Barroso, aluna do Colégio Poliedro, o aulão trouxe mais confiança. “Estou gostando muito. As aulas são dinâmicas e descontraídas, o que nos ajuda a revisar todo o conteúdo, com menos ansiedade e a poucos dias da prova” comentou. Ela também compartilhou que o Enem representa uma grande oportunidade, pois possibilita o ingresso em várias instituições de ensino superior, e revelou seu desejo de cursar Medicina.

Outro aluno participante foi o Pedro Monteiro Menezes do Esquema Único, que destacou como o evento permitiu uma revisão importante. “O aulão ajuda a relembrar os conceitos básicos e revisa tudo o que vimos ao longo do ano. Para mim, essa revisão antes do Enem vai fazer uma grande diferença”, afirmou Pedro.

A educação como oportunidade

A professora Mônica Podsclan Faustino destacou a importância de um evento como esse na reta final de preparação para o Enem. “Esse aulão é a ‘cereja do bolo’ de um preparatório que dura o ano todo. Com base em estudos das provas dos anos anteriores, selecionamos os temas mais frequentes para revisar agora, a poucas semanas do exame. Usamos exercícios de provas passadas e trabalhamos questões-chave, o que ajuda os alunos a consolidar o conhecimento. É um verdadeiro fechamento de conteúdo”, explicou Mônica

A professora pontuou a importância da acessibilidade proporcionada pelo evento. “É uma iniciativa que democratiza o acesso a uma preparação de qualidade, algo que muitos alunos, principalmente de escolas públicas, não teriam condições de bancar. A universidade, ao oferecer esse aulão gratuitamente, contribui para a equidade educacional e apoia esses jovens em um momento crucial de suas vidas”.

Ela ainda explicou a importância do Enem para o ingresso no ensino superior, lembrando que a prova permite o acesso a diversas instituições públicas e privadas em todo o Brasil, através de programas como o Sisu e o ProUni, além de oferecer bolsas próprias. “É uma das avaliações mais importantes para quem quer ingressar numa universidade. E se um aluno não tem condições financeiras, o Enem pode garantir uma bolsa e possibilitar a realização do sonho de ter uma formação acadêmica”, completou Mônica.

Faça Unoeste!

Que tal ingressar em uma universidade que é nota máxima no MEC? A Unoeste possibilita o ingresso por meio da nota do Enem. Os candidatos que obtiveram nota igual ou superior a 500 pontos no Enem, em edições a partir de 2013, podem garantir bolsa de até 40% para os cursos da Unoeste. Inscreva-se já no Vestibular Unoeste!

Aulão de Exatas do Enem foi realizado no Teatro César Cava, no campus 1 (Foto: João Paulo Barbosa)


Legenda: Diversos estudantes do ensino médio participaram do Aulão de Exatas do Enem no campus 1
Créditos: João Paulo Barbosa
Legenda: Professor Jonas Ederli, idealizador do aulão
Créditos: João Paulo Barbosa
Legenda: Aulão de Exatas do Enem foi realizado no Teatro César Cava, no campus 1
Créditos: João Paulo Barbosa