22/03/2022

Atendimento integral à criança tem resultados surpreendentes

Um dos casos, bebê desnutrido recebe assistência personalizada dos alunos de Medicina, com supervisão docente, e tem aumento de 950% no ganho de peso diário

Instruções para o preparo da mamadeira foram feitas por meio de figuras, já que os pais são analfabetos (Foto: Marketing Unoeste)

 

A assistência completa à saúde traz benefícios imensuráveis para o ser humano e contribui com o próprio Sistema Único de Saúde (SUS) ao evitar complicações, pois prioriza a prevenção. Nos primeiros meses de vida, esse cuidado global torna-se ainda mais importante para guiar o desenvolvimento da criança. Nesse sentido, a atuação dos alunos do 8º termo da Faculdade de Medicina de Jaú está fazendo a diferença com os atendimentos nos Ambulatórios Didáticos de Atenção Integral à Saúde da Criança. Em um caso recente, os estudantes, com supervisão docente, contribuíram para que um bebê de apenas 2 meses de vida saísse do estado de desnutrição.

Os atendimentos acompanhados pelos acadêmicos ocorrem nos postos do Jardim Padre Augusto Sani, do Jardim Pires I; do Jardim Maria Luiza IV; e da Policlínica do Pedro Ometto. As professoras da Medicina e médicas pediatras nestes locais Bruna Aquilante e Anna Carlota Mott Barrientos Brandi reforçam a importância do cuidado personalizado às crianças, bem como para a formação dos futuros médicos.

A professora Bruna ressalta que é gratificante cuidar dos pacientes não só para tratar as doenças, mas também para preveni-las. “Cabe ao pediatra checar alimentação e carteirinha de vacinas, estimular atividade física e leitura, além de detectar dificuldades escolares, sociais e sexuais. Toda criança merece ter um pediatra que o conheça e o acompanhe nos seus processos de crescimento e desenvolvimento! É isso que temos praticado junto aos alunos da faculdade! Uma busca constante para melhorar a assistência à saúde da nossa região”, frisa.

No caso da criança com desnutrição, a professora Anna Carlota conta que os pais do bebê são analfabetos e de origem humilde. O caso chamou atenção logo na primeira consulta porque com 2 meses a criança estava com apenas 2,6 kg, ganhando em torno de 4 gramas/dia, quando o normal é ganhar de 25 a 30 gramas diariamente. “Com os estudantes, essa família recebeu visita domiciliar e teve instruções personalizadas para o preparo da mamadeira, pois como os pais não sabem ler, foi preciso explicar através de imagens a forma correta de preparar o leite e os horários de cada refeição”, explica.

A docente frisa que foi uma situação que mobilizou os estudantes e toda a equipe, pois essa é a realidade de muitas comunidades carentes. “Os pais estavam preparando a mamadeira com menos pó da fórmula e ainda adicionavam açúcar. Os alunos fizeram visitas durante a semana, inclusive em horários extras, para auxiliá-los nos preparos e deram todas as orientações necessárias. Oito dias depois o bebê já estava ganhando 42 gramas/dia. O retorno no ambulatório foi emocionante!”, relata a docente ao comemorar o aumento em 950% da média diária de ganho de peso do paciente.

Por conta de situações como essa que o atendimento personalizado faz a diferença no desenvolvimento infantil. A professora reforça que apesar se ser considerado negligência dos pais, tem a questão da realidade que eles vivem, ou seja, em nenhum momento eles quiseram prejudicar o bebê, tanto que aprenderam rapidamente e em uma semana veio o resultado positivo. “Está sendo gratificante para mim enquanto pediatra e professora, e certamente para o alunos, pois são crianças que realmente precisam de atenção especializada”, completa.


Legenda: Instruções para o preparo da mamadeira foram feitas por meio de figuras, já que os pais são analfabetos
Créditos: Marketing Unoeste