Alunos do "Paraesgrima" disputam a Copa Brasil
Bruno Tomiazzi, Willer Gomes e Odair Garcia (Foto: Cedida)
Pelo projeto de extensão “Educação Paralímpica: vivências esportivas em esgrima e paraesgrima”, desenvolvido no Centro Esportivo da Unoeste, os alunos Bruno Tomiazzi, Willer Gomez e Odair Garcia competiram na 2ª Copa Brasil de Paraesgrima. Organizada pela Confederação Brasileira de Esgrima (CBE), as disputas aconteceram no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, no último final de semana, nos dias 4 e 5 de agosto.
Conforme o professor do curso de Educação Física, da disciplina de esporte e lutas, Carlos Augusto de Carvalho Filho, também coordenador da Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência de Presidente Prudente, Bruno, em nome dos atletas de paraesgrima, disse que foi uma experiência incrível por poderem conhecer e conviver com os principais nomes desse esporte no Brasil e com alguns atletas internacionais.
Paralelo à Copa Brasil, aconteceu a disputa de etapa oficial do Torneio Satélite, da Federação Internacional do Esporte para Amputados e Cadeirantes (IWAS). De acordo com Bruno, o que ficou ainda de muito significativo foi a humildade de cada atleta e a solidariedade, pois emprestaram cadeiras especiais e espadas utilizadas no jogo de esgrima. Bruno e Odair são brasileiros. Willer é venezuelano e foi encontrado, pedindo ajuda para sobreviver, perto da Churrascaria Guaíba.
Iniciado em abril deste ano, o projeto com aulas gratuitas de esgrima em cadeiras de rodas recebeu os equipamentos de paraesgrima da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE), através do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e cedidos à Associação Paraesportiva do Oeste Paulista (Apop). Equipamentos instalados na Unoeste, onde os cursos de Educação Física presencial e EAD mantêm o projeto que também tem parceria da Secretaria Municipal de Esporte (Semepp).