01/07/2021

Alunos do Meio Ambiente farão parte do doutorado no exterior

Arquitetos e urbanistas são contemplados com bolsas da Capes para seis meses de pesquisas na Espanha

Jacqueline irá para Universidade Politécnica de Madrid, na Espanha (Foto: Cedida)

 

Dois alunos do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional (PPGMadre) são contemplados com bolsas do Programa de Pós-Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), reforçando o processo de internacionalização da Unoeste. São eles: Fábio Friol Guedes de Paiva e Jacqueline Roberta Tamashiro Berguerand Xavier que serão recebidos por universidades espanholas durante seis meses.  As bolsas são concedidas mediante rigorosos critérios de seleção pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação.

A obtenção das bolsas é comemorada pela professora orientadora Dra. Angela Mitie Otta Hinoshita e pela coordenadora do programa, Dra. Alba Regina Azevedo Arana. As pesquisas desenvolvidas na Unoeste e que agora terão parte feita no exterior são sobre novos materiais para uso na construção civil a partir de resíduos industriais causadores de impactos ambientais. A orientadora entende que os estudos na Espanha, a partir de 1º de outubro deste ano, representam vários benefícios pessoais e institucionais, como o da contribuição para a abertura de novos projetos em colaboração e para a internacionalização.

Mais um passo

Conforme a coordenadora, Dra. Alba Regina Azevedo Arana, o doutoramento sanduíche é uma ótima oportunidade de aprimorar a pesquisa e ampliar as chances de parcerias internacionais. “Além disso, a imersão em outra cultura permite o aperfeiçoamento e ganhos pessoais diante do desafio de viver em outro país. O doutoramento sanduíche é um importante recurso na formação de pesquisadores, porque favorece o contato com a situação política, econômica, social e cultural do país. Para o PPGMadre é mais um passo na consolidação do nosso processo de internacionalização”, afirma.

De acordo com a Dra. Angela, Fábio e Jacqueline iniciaram o doutoramento juntos, na primeira turma de doutorado do programa, com ingresso em março de 2019. Conta ainda que a seleção dos alunos foi realizada em conformidade com edital da Capes.  Explica que inicialmente aconteceu a seleção interna, na qual foi levada em consideração, principalmente, a produção científica dos candidatos; e posteriormente a documentação dos alunos foi submetida à Capes, para avaliação.

Materiais inovadores

Fábio irá para Universidade de Córdoba, na Espanha, no laboratório de Engenharia de Construção. Jacqueline irá para a Universidade Politécnica de Madrid, na Espanha, e atuará no laboratório de Engenharia Civil-Construção e grupo de pesquisa de tecnologia da construção e ciência dos materiais para construção e obras civis. “Ambos os laboratórios se dedicam aos estudos de materiais inovadores para construção civil, com foco na sustentabilidade”, comenta a orientadora.

Fábio Friol irá para a Universidade de Córdoba, na Espanha (Foto: Cedida)

A Dra. Angela diz que o processo de seleção começou no meio do ano passado, com os alunos investindo tempo e recursos na obtenção da proficiência em língua estrangeira e para apresentarem projetos de pesquisas robustos, que atendessem os patamares exigidos pela Capes, além de estabelecer contato com pesquisadores das universidades de interesse para obtenção do aceite. A aprovação das bolsas tem o mérito dos alunos e a contribuição da orientação, coordenação do programa, da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, através do pró-reitor Dr. Adilson Eduardo Guelfi, e do Departamento de Intercâmbio e Mobilidade Acadêmica, pelo qual responde Bruno Takikawa.

Visão mais abrangente

Natural de Colorado do Oeste, em Rondônia, e atualmente morando em Presidente Prudente, Fábio é arquiteto e urbanista pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), especialista em gestão ambiental e desenvolvimento sustentável pelo Centro Universitário Internacional (Uninter); mestre em ciência e tecnologia de materiais pela Unesp e doutorando na Unoeste; onde atua como pesquisador bolsista Capes e entende que essa condição faz total diferença pessoal e para a qualidade da pesquisa, possibilitando dedicação exclusiva e publicações de artigos, em revistas de alto impacto, sobre o desenvolvimento de novos materiais de construção civil e uso de resíduos industriais, em especial aplicado em argamassas e concretos alternativos.

“A bolsa de estudos para realizar parte da minha pesquisa de doutorado na Espanha possibilitará avaliar a qualidade da argamassa e concreto alternativo a longo prazo; se são duráveis e, consequentemente, aplicáveis em maior escala. Mas, não só isso. Estar inserido em um grupo de pesquisa importante na Espanha também irá agregar conhecimento inestimável, ao poder  observar de perto como grandes pesquisadores na área da engenharia civil desenvolvem as suas pesquisas, podendo trazer para o meu grupo de pesquisa no Brasil essa visão mais abrangente, melhorando cada vez mais a qualidade de nossas pesquisas”, pontua Fábio.

Análises aprofundadas

Jacqueline é arquiteta e urbanista pela Unoeste; técnica em laboratório de materiais de construção pela Residência Educação/Pronatec; especialista nas áreas de engenharia de segurança do trabalho pela Universidade Cândido Mendes e arquitetura e design de interiores pela Unyleya. É natural de Presidente Prudente e foi bolsista Capes durante seu mestrado e agora também no doutorado, sempre na Unoeste. Em relação à sua pesquisa, com materiais da construção civil resultantes do aproveitamento de resíduos associados à nanotecnologia, entende que o doutorado sanduíche na Universidade Politécnica de Madrid propiciará análises mais aprofundadas e investigação microestrutural de materiais cimentícios pertinentes ao que tem feito na Unoeste.


Legenda: Jacqueline irá para Universidade Politécnica de Madrid, na Espanha
Créditos: Cedida
Legenda: Fábio Friol irá para a Universidade de Córdoba, na Espanha
Créditos: Cedida
Legenda: Dra. Angela Kinoshita: bolsas com benefícios pessoais e institucionais
Créditos: Cedida
Legenda: Dra. Alba Arana: aprimoramento das pesquisas e ampliação das oportunidades
Créditos: Cedida