10/03/2022

Alunos do ensino médio podem concorrer a bolsas para pesquisa

Estão abertas as inscrições para programa de iniciação científica que beneficiam estudantes de escolas públicas, particulares e acadêmicos da Unoeste

Bolsas Pibic CNPq/Unoeste abrem as portas de ciência para os jovens (Foto: Divulgação)

 

O comitê do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) publica editais sobre a concessão de mais de 30 bolsas concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela própria Unoeste. Destinadas para alunos dos cursos de graduação da universidade são 15 bolsas Pibic, 2 de desenvolvimento tecnológico e inovação (Pibiti) e 14 para estudantes do ensino médio (Pibic-EM). Conforme a representante do comitê, a professora doutora Alessandra Ribas, as bolsas incentivam os beneficiados a seguir na carreira acadêmica, sendo que boa parte deles vai para a pós-graduação. O prazo de inscrições, aberto nesta quarta-feira (9), irá até o dia 6 de maio.

Os projetos são inscritos por professores pesquisadores vinculados à Unoeste que podem concorrer nas três modalidades, desde que sejam alunos diferentes em cada uma delas. A Dra. Alessandra explica que o Pibic é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior. A distribuição das bolsas nessa categoria adota o sistema de cotas por demanda nas quatro grandes áreas de conhecimento: ciências humanas e sociais aplicadas, ciências agrárias, ciências biológicas e da saúde, ciências exatas e engenharias. Será atribuída pelo menos 1 bolsa por área desde que os requisitos do edital sejam atendidos.

Públicas e particulares

O Pibiti é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa tecnológica de estudantes do ensino superior. Para essa modalidade o projeto deve obrigatoriamente apresentar carácter tecnológico ou de inovação. Será adotada a classificação geral, sendo contemplados os primeiros colocados. O julgamento das solicitações será realizado pelo Comitê Institucional do Pibic Unoeste.

As bolsas do Pibic-EM CNPq são destinadas a estudantes do ensino médio e profissional das escolas públicas. As bolsas do  Pibic-EM Unoeste são para estudantes do ensino médio e profissionalizante das escolas particulares. Será adotada a classificação geral dos processos, sendo contemplados os primeiros colocados que terão direito à seleção de bolsistas CNPq (escolas públicas) e os demais terão direto à seleção de bolsistas da Unoeste (escolas particulares).

Avaliações e classificações

Os critérios das avaliações e classificações estão especificados nos editais. Conforme a Dra. Alessandra as bolsas Pibic e Pibiti se revestem da importância de possibilitar maior interação entre a graduação e a pós-graduação;  qualificar alunos para os programas de pós-graduação; estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação nas atividades científica, tecnológica, profissional e artístico-cultural; e proporcionar ao bolsista a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade. 

As bolsas Pibic-EM e Unoeste-EM visam incentivar a vocação científica em estudantes do ensino médio e profissional de forma a contribuir para a formação de recursos humanos e para o desenvolvimento da pesquisa científica no país.  Também em edital está sendo ofertada oficina sobre o Pibic no sábado (12) desta semana, das 9h às 10h, com vagas limitadas. A oficina será ministrada on-line pela Dra. Alessandra e é organizada pelo Núcleo de Pesquisa, Extensão e Inova (NuPEI) da Faculdade de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo (Fepp).

Serviço – Editais no site da Unoeste, neste link.

 


Legenda: Bolsas Pibic CNPq/Unoeste abrem as portas de ciência para os jovens
Créditos: Divulgação