26/06/2025

Alunos buscam qualidade e migram para Medicina na Unoeste

Processo de transferência para os cursos de Jaú e Guarujá está aberto até o dia 21 de julho

Casal decidiu mudar de instituição de ensino e destaca qualidade da Unoeste (Foto: Cedida)

 

Estudantes de cursos da área da saúde de outras instituições podem pedir transferência para os cursos de Medicina da Unoeste em Jaú e Guarujá. O prazo para se inscrever no processo seletivo vai até 21 de julho.

Ao todo, são 21 vagas em cada cidade. Essa possibilidade de mudar para a Unoeste foi a escolha de muitos alunos que hoje realizam o objetivo de ter acesso à qualidade da graduação na melhor universidade particular do Estado de São Paulo.

Unidos até na graduação

Hugo Humberto Tavella e Ana Maria Cardoso Ninno Tavella, de Dois Córregos (SP), são casados e decidiram deixar a instituição em que cursavam medicina para estudar na Unoeste.

“Estudava em Bauru, mas decidi solicitar a transferência para a Unoeste em busca de uma formação com ainda mais estrutura, apoio acadêmico e tradição no ensino médico”, explica Hugo.

Além disso, a questão da logística foi considerada. “A Unoeste em Jaú nos proporciona um deslocamento mais próximo e prático, o que fez toda a diferença na nossa rotina, especialmente por termos um filho pequeno, de apenas 1 ano e 3 meses. A mudança facilitou o equilíbrio entre a vida acadêmica e familiar, algo fundamental para nós neste momento”, conta Hugo.

A faculdade também marca uma mudança profissional que os dois começaram nos últimos anos. Hugo é formado em Tecnologia de Informação, com pós graduação na área; Ana Maria é esteticista.

Agora, eles buscam uma especialização que una realização pessoal e possibilidades de atuação que façam sentido com os perfis e interesses deles. Por enquanto, Hugo tem gostado mais da endocrinologia, nutrologia e medicina do esporte. Já Ana tem mais afinidade com especialidades como dermatologia, nutrologia e anestesiologia.

Passo para a carreira

Um exemplo disso é a estudante Lídiany Lima, que hoje cursa o 7º termo de Medicina em Guarujá. Ela diz que decidiu fazer essa transferência pelo bom desempenho da universidade em avaliações.

“Minha experiência durante o curso está sendo muito boa. Professores excelentes, estágios em instituições renomadas na Baixada Santista. Para minha carreira, pretendo fazer residência em clínica médica e alguns cursos de especialização”, projeta.

Como é o processo de transferência?

O processo seletivo terá duas fases: uma de análise do histórico escolar e dos planos de ensino e outra com prova on-line - com 60 questões de múltipla escolha, que totalizarão o máximo de 100 pontos. Ela terá 3 horas de duração e será aplicada no dia 31 de julho.

A nota dos candidatos aprovados será a pontuação obtida na prova objetiva. Os resultados serão publicados exclusivamente na área do candidato, com acesso restrito por meio de login e senha.

Além de estudantes de Medicina, quem pode fazer a transferência?

Como previsto em edital, os cursos de graduação válidos para esse processo são os seguintes: Assistência Social, Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, e Terapia Ocupacional.

Como estão distribuídas as vagas?

No campus de Jaú, estão abertas 13 vagas para quem já estuda em um curso de Medicina em outra instituição e quer transferir-se para a melhor universidade particular do estado de São Paulo. As oito vagas restantes são para quem está matriculado em outro curso da saúde ou para quem já tem diploma nesta área.

No campus de Guarujá, a distribuição é a mesma: 13 vagas para transferência entre cursos de Medicina e oito para quem está fazendo ou já concluiu outra graduação da área da saúde.

Dúvidas sobre transferências para Medicina Unoeste

A Unoeste disponibiliza atendimento para esclarecer dúvidas sobre o processo seletivo, por meio de dois canais:

 - Telefone/WhatsApp: (18) 3229-2003

 - E-mail: relacionamento@unoeste.br

Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (horário de Brasília).

Hugo Humberto Tavella e Ana Maria Cardoso Ninno Tavella estão no 3º termo de Medicina (Foto: Cedida)


Legenda: Casal decidiu mudar de instituição de ensino e destaca qualidade da Unoeste
Créditos: Cedida
Legenda: Hugo Humberto Tavella e Ana Maria Cardoso Ninno Tavella estão no 3º termo de Medicina
Créditos: Cedida
Legenda: Unoeste conta com infraestrutura de ponta para cursos de Medicina
Créditos: Marketing Unoeste
Legenda: Campi de Jaú e Guarujá tem vagas para transferência
Créditos: Marketing Unoeste
Legenda: Prazo para fazer as inscrições vai até o dia 21 de julho
Créditos: Marketing Unoeste