Aluna da Unoeste participa de obra literária da área saúde
Estudante da Medicina Jaú foi selecionada para auxiliar na escrita de um dos capítulos do livro "A pluralidade do cuidado médico na Atenção Básica"
A obra, lançada este ano, foi redigida por graduandos de medicina de todas as regiões do Brasil; o e-book está disponível gratuitamente pelo site da Editora Pasteur (Foto: Thais Gonçalves)
“A Pluralidade do Cuidado Médico na Atenção Básica” é o título do livro em que Marcela Chiriano, 32, estudante do 6º termo do curso de Medicina Jaú foi selecionada para auxiliar na escrita de um dos capítulos. Lançado neste ano, o exemplar é da editora Pasteur e foi redigido por acadêmicos de Medicina de todas as regiões do Brasil. O objetivo do livro é trazer orientação prática e completa aos profissionais de saúde da atenção primária, que frequentemente se deparam com situações desafiadoras em relação às principais doenças e afecções com maior relevância no cotidiano das Unidades Básica de Saúde (UBS) do país. O e-book é gratuito e está disponível no site da editora, neste link.
O profissional que atua na atenção básica, seja ele médico, agente de saúde, enfermeiro ou recepcionista da unidade, muitas vezes vai se deparar com situações adversas, que fogem do comum, especialmente em um país tão plural como o Brasil. Por isso, é fundamental que ele esteja preparado para abordar o paciente em sua plenitude, para uma melhor condução no atendimento do paciente.
Dividido em 25 capítulos, o livro conta com 212 páginas que instruem acadêmicos e profissionais de saúde no manejo e tratamento das principais afecções, com o propósito de reestabelecer a saúde em conceito mais amplo e melhorar desenvoltura do atendimento em saúde da família do país.
Marcela Chiriano é formada em odontologia, especialista em periodontia e ortodontia e atualmente graduanda do 6º termo de Medicina Jaú da Unoeste. Ela conta tratar-se do segundo livro que participa como autora neste ano. Nessa obra, ela contribuiu na escrita do 5º capítulo intitulado “Giardíase”. Relata que o livro é resultado do esforço de dezenas de acadêmicos da Medicina de todo país, orientados por professores dedicados ao ensino das ciências da saúde, que se uniram para o desenvolvimento da obra. “É um trabalho inédito, de muita dedicação que enriquece a literatura nacional com ênfase na Atenção Básica, valorizando essa área que, por vezes, é subestimada pelo poder público”.
Ela acrescenta ainda que o exemplar foi baseado nas melhores e mais recentes evidências científicas sobre cada tema e associado às condutas preconizadas pelo Ministério da Saúde. “O livro apresenta informações fundamentais na condução de inúmeras doenças, escolhidas por sua relevância no cotidiano das Unidades Básicas Brasil afora”, pontua.
A futura médica conta que essa experiência foi extremamente valiosa. “No primeiro capitulo escrito encarei como um desafio, já este segundo veio como a possibilidade de aprimoramento e crescimento tanto pessoal quanto acadêmico, frente ao conhecimento adquirido sobre os assuntos, no refinamento da escrita e na busca literária e no enriquecimento curricular, fatores estes relevantes para a pontuação de futuras provas e concursos médicos. Além disso, possibilitou uma interação e contato com outros graduandos de medicina de diferentes universidades, aumentando o vínculo e a troca de informações entre os futuros colegas de trabalho”.
Ela também menciona que a Unoeste a ajudou no desenvolvimento do projeto. “A importância sobre a pesquisa e escrita científica é enfatizada e estimulada desde os primórdios no curso de Medicina Jaú, com aulas, oportunidades e incentivo dos próprios professores, além da estrutura fornecida pela própria universidade. Isso, sem dúvida, instiga os alunos a buscarem tanto dentro quanto fora da faculdade meios de se inserir no mundo científico e deixar sua marca”, finaliza.
Marcela Chiriano, estudante do 6º termo da Medicina Jaú, é uma das autoras do livro “A Pluralidade do Cuidado Médico na Atenção Básica” (Foto: Thais Gonçalves)