31/08/2023

Agosto Dourado: exposição destaca importância da amamentação

Lançamento reuniu convidados e atraiu alunos do curso de Enfermagem que é parceiro na ação; "Leite Forte - Amamentar é Poder" segue para visitação até 18 de setembro no Espaço Cultural Professor Agripino

Exposição “Leite Forte – Amamentar é Poder” no Espaço Cultural Professor Agripino Lima no campus 1 (Foto: João Paulo Barbosa)

 

Chegamos ao fim de agosto, mês que é dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno. Conhecido como Agosto Dourado, ele oportuniza a ampliação de discussões acerca do tema. Na proposta social, o Espaço Cultural Professor Agripino Lima recebe a exposição “Leite Forte – Amamentar é Poder” que tem como proposta celebrar a conexão entre mãe, filho e o leite materno. O lançamento ocorreu na noite ontem (30) e contou com a participação de convidados, as mães fotografadas e suas famílias, além de acadêmicos do curso de Enfermagem que na vertente universitária aproveitou para propor aos estudantes reflexões sobre o tema já que eles serão os futuros profissionais da área.

A exposição ficará disponível no bloco A do campus 1 até o dia 18 de setembro e pode ser visitada por toda comunidade acadêmica e externa. Estão expostas 20 fotografias de mulheres que estão na fase de amamentação de seus bebês, e que aceitaram compartilhar esse momento com centenas de outras pessoas. É o caso da moradora do Jardim Cambuci Ariadne Caroline de Souza Silva. Ela foi fotografada amamentando e contou como foi esse momento. “Foi bem importante. Quando tive meu primeiro filho eu não amamentei. Agora estou amamentando minha segunda filha, a Maria Antonella. Está sendo sensacional, é muito boa essa sensação, reconfortante, bem legal, bem gostosa”, finaliza.

Para a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Dra. Larissa Sapucaia Ferreira Esteves, é muito importante abrir espaços para discussões sobre a amamentação. “Abordar o tema é de grande importância para todos os públicos e em especial aos estudantes que são profissionais que estarão na ponta assim que se formarem. O intuito é incentivar, apoiar e acolher todas as formas de amamentação que a população entende. A exposição traz uma realidade muito singular, e é isso que a gente pensa como formação no curso. Olhar o indivíduo no seu contexto, na sua singularidade, no seu eixo familiar, da forma como vive”.

A coordenadora do curso ainda acrescenta que a exposição traz outros conhecimentos para além dos que são transmitidos nas fotos. “Traz uma experiência de vida sobre a amamentação, como ela é na casa das pessoas, sem máscara, sem filtros, desmistificando a amamentação como algo romântico. Ela precisa acontecer, no contexto em que for, e o profissional de saúde é a pessoa que realmente apoia todas as mulheres nesse momento”, pontua, destacando a importância do profissional da enfermagem nesse processo.

Exposição Fotográfica

A exposição fotográfica “Leite Forte – Amamentar é Poder” é organizada pela enfermeira e consultora de amamentação Sarah Sumaia e pela fotógrafa Daiane Trigo. Sarah pontua que o objetivo da exposição é mostrar as pessoas o quanto é necessário apoiar a mulher no processo de amamentação. “Nesse mês falamos sobre o aleitamento, incentivamos e comemoramos o ato de amor entre mãe e bebê. A ideia é trazer para essas mulheres um acolhimento e motivá-las nesse momento. Amamentação não é só colocar o bebê no peito, não é meramente instintivo. A mulher precisa de apoio, de ajuda e de incentivo em todos os momentos”.

A profissional salienta todo o trabalho que desenvolve na cidade de Prudente e região. “Trabalho o aleitamento materno desde a gestação. Pego na mão da gestante e vamos escrevendo essa jornada de amamentação juntas: acompanho da gestação ao pós-parto que é um dos momentos que vem com muita dificuldade para a mulher. Independente se terá dificuldade, ela tem um déficit hormonal que a deixa fragilizada. Então a amamentação não é só colocar a bebê no peito, existe um preparo dessa mulher principalmente mental pra que ela consiga amamentar. Então, eu ajudo, incentivo e oriento no que for necessário”.

Por fim, Sarah destaca a parceria com o curso de Enfermagem e com a universidade. “É um sonho realizado. Como profissional enfermeira e especialista em aleitamento materno falar com os alunos sobre o meu trabalho, trazer e implantar a sementinha do aleitamento no coração de cada um deles, pra mim é um dia de grande honra e fico muito feliz que o curso da Unoeste tenha esse olhar diferente para a amamentação e tenha aberto esse espaço pra gente”.


Legenda: Exposição “Leite Forte – Amamentar é Poder” no Espaço Cultural Professor Agripino Lima no campus 1
Créditos: João Paulo Barbosa
Legenda: Exposição “Leite Forte – Amamentar é Poder” no Espaço Cultural Professor Agripino Lima no campus 1
Créditos: João Paulo Barbosa