06/11/2020

Ações contra Covid-19 reforçam certificação com selo social

Pelo 16º ano consecutivo, Unoeste é reconhecida como instituição de ensino superior socialmente responsável

Selo obtido pela 16ª vez consecutiva, desde 2005 (Crédito: João Paulo Barbosa)

Em reconhecimento às múltiplas e amplas atividades extensivas desenvolvidas anualmente, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) confere à Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) o Selo de IES Social Responsável, sigla de instituição de ensino superior. As ações contra a Covid-19 nos campi de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá reforçaram a certificação 2020/2021 relacionada à Campanha da Responsabilidade do Ensino Superior, que ocorre no mês de setembro.

Ao publicar o artigo “Responsabilidade social da educação superior particular na pandemia”, o presidente da ABMES Celso Niskier afirma que o papel social das IES se tornou ainda mais relevante nestes tempos de pandemia do coronovírus, especialmente com ações extensivas mobilizando professores e alunos dos cursos da área de saúde, fisicamente e on-line, para orientar a população sobre prevenção, cuidados sanitários e encaminhamento às unidades de saúde; além de outras prestações de serviços.

Dados expressivos

Exclusivamente em relação à campanha, os dados das atividades cadastradas na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) são expressivos, conforme o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, que enaltece o trabalho conjunto com a Pró-reitoria Acadêmica (Proacad) e demais pró-reitorias, com o apoio da Reitoria da Unoeste. São 78 atividades, entre as pontuais e outras que continuam em andamento.

Os envolvimentos são de mais de 100 professores e de 731 alunos com a prestação se serviços apresentando até o momento 17.282 atendimentos. Dentre as 23 parcerias estão a da Federação das Entidades Assistências de Presidente Prudente (Feapp), Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema e Sicoob Paulista; conforme a coordenadora de ações extensivas, Cidinha Martines. As ações têm foco no bem-estar social e no desenvolvimento sustentável das comunidades nas quais a Unoeste está inserida.

Alimento e orientação

Em Prudente, a ação Refeição Anjos da Unoeste, envolvendo os cursos de Gastronomia e Medicina, atendeu cerca de 4 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social e com insegurança alimentar, de 11 de julho a 30 de agosto, um dos períodos mais críticos da pandemia. Foram produzidos e distribuídos alimentos, chegando a quase 3 toneladas. Pelos cursos de Medicina e Enfermagem, o Telessaúde, atendimento por telefone e virtual de apoio ao enfrentamento à Covid-19, permanece em atividade.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde são realizados acolhimentos à população, esclarecimento de dúvidas e direcionamento do fluxo de atendimento. Outra ação do curso de Medicina foi o “Encontro Virtual Interligas: o impacto da pandemia na rede de assistência à saúde mental”.  O projeto “Psicologia Positiva na Comunidade” realizou ações formativas no Pontal do Paranapanema, envolvendo os cursos de Psicologia e Medicina.

Refeição Anjos da Unoeste contemplou cerca de 4 mil pessoas (Crédito: Arquivo/Ector Gervasoni)

Em outras áreas

O curso de Direito e o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional promoveu o “Colóquio internacional: o direito em tempos de pandemia”. O curso de Psicologia e o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação, em parceria com a Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema, realizou o workshop para desenvolvimento de competências socioambientais no contexto escolar.

Cursos presenciais e a distância das áreas de contábeis, administração e gestão debaterem a manutenção dos postos de trabalho e as realizações de emprego em época de Covid-19 e o que mudou no Brasil. O curso de Letras realizou o evento “Diálogos interculturais: reflexões sobre a pandemia”. Os cursos da área das engenharias, notadamente o de Arquitetura e Urbanismo, produziu viseiras de EPI – equipamento de proteção individual – em impressoras 3D para uso de funcionários da Unoeste.

Jaú e Guarujá

Nos campi de Jaú e Guarujá, com o funcionamento inicial de cursos de Medicina, ocorreram ações pontuais, dentre as quais em atenção aos indígenas e aos desabrigados por tempestade. Em Jaú foi realizado o 1º Simpósio da Saúde da População Indígena. Em Guarujá, o projeto Anjos prestou serviços voluntários de assistência aos desabrigados por causa de casas que caíram ou desabaram em dois morros que foram abaixo com as fortes chuvas de março, inclusive provocando soterramento de pessoas.


Legenda: Selo obtido pela 16ª vez consecutiva, desde 2005
Créditos: João Paulo Barbosa
Legenda: Refeição Anjos da Unoeste contemplou cerca de 4 mil pessoas
Créditos: Arquivo/Ector Gervasoni