29/10/2021

Ação social da Agronomia tem alcance para além do esperado

Arrecadação de absorventes destinada ao município de Prudente acaba ajudando na busca de redução da evasão escolar

Dr. Adilson, Izaque, Lucimara, Adenilson, Alana, Caroline, Gustavo, Clélia e Cidinha (Foto: Homéro Ferreira)

 

Com o agravamento do número de pessoas em vulnerabilidade social por causa da pandemia e a consequente urgência de serem ajudadas em suas necessidades básicas, alguns assuntos ganharam evidência como questão de saúde pública, como é o caso da higiene íntima feminina. Situação que motivou estudantes de graduação e pós-graduação em Agronomia da Unoeste a realizar a “Campanha de arrecadação de absorventes” e destinar o que foi angariado à Secretaria Municipal de Assistência Social.

A iniciativa surgiu com a proposta ajudar mulheres em geral, mas a ação social teve alcance além do esperado: o de contribuir com as políticas públicas da administração municipal de Presidente Prudente para a redução da evasão escolar. A assistente social e secretária municipal do setor, Clélia Tomazini, elogiou os estudantes pela iniciativa e destacou que por falta de absorvente adolescentes e jovens deixam de ir para a escola; o que também ocorre em relação aos projetos sociais para meninas até 15 anos. 

Mais de 10 mil unidades

A campanha arrecadou 1.292 pacotes de absorventes, com mais de 10 mil unidades. Junto com a responsável pelo serviço de proteção básica da secretaria Luiza Fabiana Sales, a secretária disse que destinará os absorventes às meninas e demais mulheres de suas famílias que são atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras); nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); e no Serviço de Acolhimento para Situações de Rua (Sapru).

Caroline Honorato Rocha, estudante do doutorado em Agronomia e integrante do Grupo de Estudos do Algodão (GEA) da Unoeste, conta que teve a iniciativa da campanha ao discutirem algo para comemorar o Dia Internacional do Algodão, transcorrido em 7 de outubro. Por saber de outras campanhas e considerando que o absorvente é a base de algodão, a decisão foi tomada junto ao líder do grupo e coordenador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) em Agronomia, Dr. Fábio Rafael Echer.

Movimento Sou de Algodão

A motivação pessoal de Caroline veio da convivência de muitos anos da atuação de sua mãe, Elisângela Rocha, na assistência social do municipal de Alfredo Marcondes; de tal forma que esteve à frente de cada ação da campanha, incluindo a divulgação em redes sociais e outros meios, da logística com a disponibilização de caixas para arrecadação até a entrega para a secretária Clélia.  “Minha mãe trabalhou muito nessa área, acompanhei de perto e por isso tenho certeza de que a assistência social salva vidas”.

A ação foi cadastrada na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), inserindo a colaboração do programa Anjos da Unoeste. A arrecadação foi feita em pontos instalados na Unoeste e na Prudenfarma, farmácia de manipulação. A maior contribuição foi do setor empresarial, através do movimento Sou de Algodão que une toda a cadeia produtiva e a indústria têxtil para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável.

Manifestação de gratidão

A entrega à Secretaria Municipal de Assistência Social foi feita na manhã desta sexta-feira (29) e juntamente com Caroline estiveram o estudante de mestrado Gustavo Ricardo Aguiar Silva e os estudantes da graduação Alana Maria Correia Ferreira e Adenilson José de Souza. Eles foram acompanhados do pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, e da coordenadora geral de ações extensivas Cidinha Martines.

Além de Clélia e de Fabiana, estiveram na recepção o vice-prefeito Izaque Silva e a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Presidente Prudente, Lucimara Rodrigues da Silva. Além do agradecimento aos estudantes, as manifestações de gratidão se estenderam à Unoeste por contribuir com todos os setores da administração municipal. Em nome do prefeito Ed Thomas, o vice-prefeito disse que a Unoeste faz a diferença e citou nos agradecimentos o diretor geral da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec/Unoeste), o Dr. Augusto César de Oliveira Lima.

Lei municipal de 2020

Em seu último de sete mandatos de vereadores, em dezembro do ano passado Izaque Silva foi autor da lei que dispões sobre a obrigatoriedade da prefeitura fornecer gratuitamente absorventes às mulheres de baixa renda no município de Presidente Prudente. A lei diz que a distribuição deve ser em quantidade necessária, com a distribuição sendo feita com rapidez e eficácia e que para ter esse direito é necessário cadastro. A lei foi promulgada no dia 16 de dezembro de 2020, em ato do presidente da Câmara Municipal, Demerson Dias.


Legenda: Dr. Adilson, Izaque, Lucimara, Adenilson, Alana, Caroline, Gustavo, Clélia e Cidinha
Créditos: Homéro Ferreira
Legenda: Caroline Honorato Rocha: idealizadora da Campanha de arrecadação de absorventes
Créditos: Homéro Ferreira