06/10/2023

Ação constata idosos com qualidade de vida em Pirapozinho

Oferta de serviços e atividades organizadas pela Divisão Municipal Assistência Social tem a parceria da Unoeste

Teste de glicemia foi um dos serviços prestados (Foto: Cedida/Claudinei Grandizoli)

 

Em ação pela Semana da Melhor Idade em Pirapozinho, em comemoração ao Mês do Idoso, a coordenadora do curso de Enfermagem da Unoeste, Dra. Larissa Sapucaia Ferreira Esteves faz importante constatação em relação aos 85 idosos atendidos com serviços de prevenção à saúde e atividades.  Ela disse que ação da tarde desta quinta-feira (5) foi muito importante para mapear como está acontecendo o trabalho com os idosos na cidade que parece estar com uma população bastante robusta, conforme sua observação.

“O evento de hoje marcou mais um momento em que os idosos foram valorizados e quanto é importante valorizar essa população no mundo todo. O Brasil está envelhecendo. Presidente Prudente e região possuem um índice de envelhecimento maior que o estado e São Paulo e que o Brasil. A gente vai ter em  2050 cerca de 39% de idosos na região. Então, há a necessidade de ir preparando a população para o envelhecimento ativo e participativo”, disse a Dra. Larissa.

“Hoje, foi um dos desses momentos. A gente teve grata surpresa: os idosos avaliados são bastantes robustos. Alguns possuem doenças crônicas, não transmissíveis, mas controladas. Têm boa qualidade de vida. Estão se alimentando bem, utilizando cada vez menos produtos multiprocessados e ultra industrializados. Isso faz com que envelheçam, melhor”, pontuou em avaliação à ação realizada pela Prefeitura, através da Divisão Municipal de Assistência Social.

A ação de Integração atendeu 85 idosos e 170 crianças, 365 atendimentos, sendo 160 em atividades pelo curso de Pedagogia, 85 da Enfermagem, 80 da Nutrição e 40 em Artes com Idosos. A realização aconteceu no salão paroquial da igreja matriz São João Batista, com o envolvimento do Conselho Municipal do Idoso. Os estudantes universitários foram orientados e acompanhados nos atendimentos pela Dra. Larissa, pela professora do curso de Nutrição, Patrícia Bernardi Mizuno; e pelo professor do curso de Pedagogia, responsável do Programa Unoeste + Cultura, Josué Pantaleão.

O prefeito Lucas Padovan dos Santos Pavani esteve representado pela primeira dama Daiara Botelho Sena Monteiro. A ação foi conduzida pela diretora da Divisão Municipal de Assistência Social, Gisele Raquel Ambrozio, e teve a participação da presidente do Conselho Municipal do Idoso e coordenadora do Centro de Geração de Renda, Sonia Aparecida de Souza.

Atividade física para os idosos e as crianças (Foto: Cedida/Claudinei Grandizoli)


Legenda: Teste de glicemia foi um dos serviços prestados
Créditos: Cedida/Claudinei Grandizoli
Legenda: Atividade física para os idosos
Créditos: Cedida/Claudinei Grandizoli