Abertas as inscrições do mestrado e doutorado em Educação da Unoeste
Além dos processos seletivos para alunos regulares, em janeiro haverá seleção para estudantes em regime especial
Foto: Cedida
Kátia Montalvão afirma que mestrado e doutorado na Unoeste impactam sua vida positivamente
O colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unoeste anuncia que estão abertas as inscrições para os processos seletivos de alunos regulares para o mestrado e doutorado. Os interessados têm até 15 de janeiro para se inscrever e, a partir desta data, serão abertas oportunidades para estudantes em regime especial. Para os candidatos como aluno regular são disponibilizadas 20 vagas no mestrado e 10 vagas no doutorado.
Constam como critérios das seleções as análises de memorial descritivo, do pré-projeto de pesquisa, do Currículo Lattes e defesa do pré-projeto alinhado com uma das duas linhas de pesquisa do programa: 1 – Políticas públicas e educação, processos formativo e diversidade; e 2 – Formação e ação do profissional docente e práticas educativas. Para o candidato a aluno especial, a seleção será pelo Lattes e possível entrevista, que dependerá do professor de cada disciplina.
Com dupla graduação, em administração e história, Kátia Rodrigues Montalvão Paias fez o mestrado e agora está fazendo o doutorado em Educação na Unoeste. Ao falar da qualidade do ensino, afirma que o mestrado foi excelente e que o doutorado está sendo essencial para a sua vida pessoal e profissional. “A cada dia tenho a certeza de que estou percorrendo o caminho que me move: o da educação e o da pesquisa”, comenta a professora, que também atua como instrutora e tutora em instituições de Maringá (PR).
A decisão de iniciar mestrado em Educação surgiu do trabalho em instituição de ensino superior e da necessidade de dar continuidade aos seus estudos. “Na época, duas amigas tinham acabado de finalizar o mestrado e falavam muito bem do programa, dos professores, dos amigos do programa, da instituição, do restaurante e das pesquisas que elas e os professores realizaram. Fiquei tão feliz pela conquista delas e pelas experiências que elas tiveram na Unoeste que decidi fazer o processo seletivo”, conta.
Era o ano de 2016 e já no seguinte Kátia ingressou no mestrado sobre o qual diz ter passado por experiências maravilhosas por conta do engajamento do corpo docente do programa, ao qual também se refere como animado, possuidor de senso crítico e apaixonado pela educação e pela pesquisa. “Foram dois anos decisivos em minha vida em que pude perceber que queria ser pesquisadora e me dedicar à docência”, pontua e descreve como foi seu ingresso no doutorado.
“No final do ano de 2019 recebi a publicação do processo seletivo para o doutorado da Unoeste e decidi fazer a minha inscrição. Passei no processo seletivo e durante este ano de 2020 realizei os créditos, os quais me ajudaram a superar um ano tão difícil com tantas tragédias sociais e muitas dificuldades pessoais. Porque em cada aula tive a oportunidade de aprender com os professores, com os amigos de sala e de ser ouvida. Inúmeras vezes iniciava a aula desanimada e sem esperança, mas, no final, enxergava possibilidades de recomeço”, revela.
As publicações dos editais sobre os processos seletivos para alunos regulares e o da oportunidade para os de regime especial são publicados pelo programa, coordenado pela Dra. Monica Fürkotter, que substitui o Dr. Marcos Vinicius Francisco. As publicações incluem as relações dos professores vinculados a cada linha de pesquisa para facilitar cada candidato em direcionar o seu projeto a um determinado profissional que pretenda indicar como seu possível orientador.
As inscrições podem ser feitas diretamente pelo site da Unoeste, neste link.