13/12/2022

3º Festival de Cinema e Gastronomia aborda Cozinha Clássica

Evento marcou o lançamento da terceira temporada do "Luz, Câmera e Cocção", projeto de extensão interdisciplinar da Unoeste

Convidados assistiram aos quatro episódios da terceira temporada do projeto (Foto: Daniela Silva)

O curso Tecnólogo em Gastronomia e a Escola de Comunicação e Estratégias Digitais, ambos da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), realizaram nessa segunda-feira (12), o 3° Festival de Cinema e Gastronomia. O evento, realizado no campus 2 da universidade, marcou o lançamento da terceira temporada do “Luz, Câmera e Cocção”. O programa é um projeto de extensão interdisciplinar que tem como objetivo produzir conteúdo audiovisual educativo na área gastronômica.

A terceira temporada do “Luz, Câmera e Cocção” contou com a participação de 11 estudantes, três professores e dois funcionários da universidade. Dessa vez, o tema escolhido foi “Cozinha Clássica em Casa”, uma referência aos pratos mais tradicionais da gastronomia mundial com um modo de preparo totalmente caseiro. Ao todo foram gravados quatro episódios, cada um representando uma área da gastronomia. Assim, em panificação os alunos ensinaram pizza napolitana; em garde manger, club sandwiche, gaspacho e canapé; em cozinha quente filé mignon com aligot; e na confeitaria bolo red velvet.

A professora supervisora do projeto, chef Mariane Sato, comenta que todas as decisões desde a escolha do tema foram pensadas visando a aprendizagem. “Esse projeto é muito pautado na educação utilizando o audiovisual, não só na complementação da educação dos nossos alunos, mas também para a sociedade, para eles entenderem as técnicas, os termos e causar uma proximidade com a cozinha profissional para quem não é da área.”

Ainda segundo a chef, o tema escolhido é indispensável no meio gastronômico. “A gastronomia clássica é a base de tudo. Para entendermos a culinária de hoje, a gente precisa entender as bases tradicionais, então sem a cozinha clássica a gente não tem nenhuma outra cozinha. Necessitamos de todas as técnicas que a cozinha clássica desenvolveu para aplicar nas variantes.”

Por envolver diferentes cursos da comunicação e a gastronomia, o projeto adotou uma perspectiva pedagógica. A professora supervisora, jornalista Thaisa Bacco, explica que a ideia de interdisciplinaridade é muito positiva nesse projeto. “A aprendizagem ocorre nas duas áreas do conhecimento, então enquanto os estudantes de comunicação aprenderam sobre gastronomia e aperfeiçoaram as técnicas sobre produção audiovisual, o pessoal da gastronomia aperfeiçoou as técnicas gastronômicas e aprenderam sobre audiovisual.”

Aprendizagem diferenciada

Para a aluna do 2° termo de Gastronomia, Ana Luísa Sanches Lima, que tem 20 anos, o contato com uma área diferente de estudo agregou conhecimentos e possibilitou um novo olhar. “Assim como na gastronomia, a comunicação demanda muita preparação e planejamento, não é simplesmente ligar a câmera, tem o pré, tem o pós... então foi muito legal enxergar esse lado da comunicação, se eu não tivesse participado do projeto eu não saberia como funciona”.

Já para João Pedro Magro Roque, que tem 22 anos e é estudante do 6° termo de Jornalismo, a interação com o curso de Gastronomia superou qualquer expectativa. “[na gastronomia] É tudo muito técnico, com um tempo cronometrado e quantidades de ingredientes sobre medida. Eu nunca me imaginei estar interagindo dentro de uma cozinha profissional, com chefes e sous chef, nada parecido. Ainda quero evoluir mais e já penso em participar da próxima temporada.”

Cerimônia foi apresentada por Carlos Migotto e Sirlei Souza, ambos participantes do projeto (Foto: Daniela Silva)

Convidados especiais

O festival que celebrou o lançamento da terceira edição do projeto recebeu cerca de 80 convidados, entre amigos e familiares dos participantes, também é parte final do processo de um programa de extensão, do qual a comunidade externa pode conferir os resultados obtidos pelos alunos. Para o pai de Ana Luísa que esteve presente no evento, Marcus Lima, de 60 anos, “é muito gratificante, como pai, ver o filho se desenvolvendo, estando motivado para participar dos projetos do curso, e o ambiente da faculdade é muito favorável a isso”.

Segundo Thaísa, a contribuição social do projeto Luz, Câmera e Cocção é muito relevante. “A gente coloca a disposição da sociedade não apenas receitas culinárias que as pessoas consigam reproduzir em casa, mas também há uma projeção da universidade como detentora de conhecimento e uma instituição que colabora para o desenvolvimento social, democratizando a informação a todos”.

Se liga aí!

Os vídeos serão postados nos canais do YouTube da TV Escola e Gastronomia Unoeste diariamente a partir desta terça-feira (12).  (Com colaboração de Daniela Silva – Gastronomia/Unoeste)


Legenda: Convidados assistiram aos quatro episódios da terceira temporada do projeto
Créditos: Daniela Silva
Legenda: Cerimônia foi apresentada por Carlos Migotto e Sirlei Souza, ambos participantes do projeto
Créditos: Daniela Silva